Baptistério dos finais do século V dedicado
ao culto de uma comunidade cristã descoberto em Mértola
[ arqueologia ]
Mértola
- - - - -
Baptistério dos finais do século V dedicado ao culto de uma comunidade cristã descoberto em Mértola
Os investigadores do Campo Arqueológico de Mértola (CAM) descobriram um segundo baptistério na encosta do castelo da vila, durante a última campanha de escavações realizada no Verão passado.
A descoberta ocorreu a cerca de 50 metros do local em que, no início dos anos 80, foi feito um achado semelhante.
O arqueólogo do CAM Virgílio Lopes adiantou ao PÚBLICO que os vestígios desta estrutura religiosa, destinada à realização de cerimónias baptismais num espaço coberto, estão datados de “entre os finais do século V e o início do século VI” da nossa era, classificando-os como uma importante peça do período paleocristão. O investigador assinala que este período histórico está associado às “chamadas invasões” vindas do norte de África.
O “enorme baptistério”, que “ainda mantém visíveis os mármores originais”, vem confirmar a presença de pelo menos “duas comunidades cristãs ” com as suas igrejas e cultos próprios, salienta o investigador, sublinhando que o valor e luxo exposto, revela que por detrás da sua construção “estaria uma comunidade rica, com os seus espaços de enterramento, as suas lápides, o seu baptistério, os seus mausoléus”.
(…)
Fonte: Público
Artigo completo
fonte Pportodosmuseus
- - - - -
fotografia de abertura - uma panorâmica aérea de Mértola com o Castelo e o Guadiana - do sítio internet A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea a quem agradecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário