Língua ancestral comum dos eurasiáticos
nasceu há 15 mil anos no Mediterrâneo
[ linguística ]
- - - - -
Língua ancestral comum dos eurasiáticos nasceu há 15 mil anos no Mediterrâneo
Essa língua deu origem à família indo-europeia e a outras famílias linguísticas da Ásia
Os investigadores compararam as chamadas
"palavras ultra-conservadas" das várias famílias de línguas
Para tentar reconstruir a história da linguagem humana, os linguistas estão seguir os passos dos biólogos evolutivos. Investigadores britânicos e neozelandeses encontraram evidências de que terá havido uma língua ancestral que deu origem aos 5 mil idiomas actuais falados na Europa e na Ásia. Essa língua seria a que se falava no Mediterrâneo há 15 mil anos, quando a última glaciação começou a recuar, e as novas terras “saídas” do gelo ligaram a massa terrestre eurasiática.
O jurista britânico William Jones, formulou, várias décadas antes de Darwin conceber a sua teoria da evolução das espécies, uma teoria evolutiva sobre a linguagem. Defendia que o sânscrito, o grego, o latim, o gótico, persa e o celta tinham proveniência do mesmo tronco comum. Tinha nascido aquilo que hoje se chama de família linguística indo-europeia, que tem as suas raízes nos povoados neolíticos do Próximo Oriente, as primeiras comunidades a praticar a agricultura, há 10 mil anos.
A língua agora proposta pelo novo estudo seria ainda mais antiga (15 mil anos) e abrangeria além das línguas indo-europeias outras como o chinês ou o basco.
(...)
fonte Ciência Hoje onde pode ler a notícia na íntegra.
- - - - -
imagem de abertura - «A Confusão das Línguas» [ 1865 ] ilustração de Paul Gustave Doré [ Estrasburgo, 06-01-1832 — Paris, 23-01-1883 ] - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário