segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

«Os Painéis em Memória do Infante D. Pedro» de Clemente Baeta




«Os Painéis em Memória do Infante D. Pedro»
[ livro ]
Clemente Baeta [ autor ]

- - - - -

Em 05-01-2013 recebemos por email a mensagem abaixo, que nos mereceu a maior atenção, e por isso decidimos dar-lhe visibilidade no nosso blogue.

Boa tarde

Ao pesquisar pela internet sobre os Painéis de S. Vicente, encontrei os vossos emails em mensagens relacionadas com este tema.
Neste sentido tomei a liberdade de vos dar conhecimento por este meio da publicação do nosso livro "Os Painéis em Memória do Infante D. Pedro"  que se encontra disponível em www.bubok.pt (pesquisar por “painéis”). 

Defendemos nesta obra que os Painéis de S. Vicente de Fora foram executados em memória do infante D. Pedro, cuja imagem tinha sido arrasada pelos seus opositores logo a seguir à subida ao poder de D. Afonso V, do qual tinha sido regente e tutor.

O facto de termos identificado uma série de indícios e pistas relacionados o Infante D. Pedro levou-nos a esta conclusão. Vejamos alguns:
· O “judeu” onde visualizamos um doutor em leis, beneditino, oriundo da Borgonha que só pode ser Jean Juffroy embaixador enviado pela duquesa D. Isabel com a missão, entre outras, de protestar contra o enterro vergonhoso dado ao corpo de D. Pedro, após o seu falecimento na batalha de Alfarrobeira. Chama-se a ainda atenção para o pormenor do indicador direito daquela personagem estar a apontar precisamente para o seu nome (em latim) no livro “ilegível”. A presença desta figura prova que os Painéis são uma evocação de D. Pedro, não havendo outra justificação para esta personagem estar ali.
· O caixão e o peregrino formam um conjunto cuja leitura nos conduziu também ao Infante: um caixão aberto a significar que apesar dos sucessivos enterros dos seus restos mortais, todos estes foram em vão; um peregrino idoso a simbolizar os anos e as viagens feitos pelos ossos de D. Pedro.
· A decifração no livro aberto do painel do Infante de uma pergunta “quem é o pai?” e a respectiva resposta “o pai…está à direita”, isto é, está a dar indicações ao observador da pintura onde se encontra o pai da rainha D. Isabel (a jovem), que localizamos na personagem com um joelho no chão do painel do Arcebispo.
· Uma proposta, praticamente inédita, para a figura santificada baseada nas cenas  e interações que vemos nos painéis centrais
· E outros mais onde se incluem identificações para os seus familiares e apoiantes mais próximos.

A publicação deste trabalho visa contribuir e abrir novas pistas de investigação, de modo a se poder descortinar um pouco mais o mistério que envolve os Painéis de S. Vicente de Fora.

Com os nossos melhores cumprimentos

Atentamente

Clemente Baeta

- - - - -

fotografia de abertura - pormenor duma das mais emblemáticas obras do acervo do MNAA. Os “Painéis de São Vicente de Fora” de Nuno Gonçalves [ séc. XV ] - do sítio internet O Universo Numa Casca de Noz, a quem agradecemos [ reenquadramento da nossa responsabilidade ].

Sem comentários:

Enviar um comentário