A Torre das Águias
[ arquitectura ]
Águias, Brotas, Mora
publicada no Facebook por Maria João De Sousa, imagem que mostra, soube depois, um pormenor dum edifício no Alentejo, edifício de todo meu desconhecido, mas deveras interessante, fotografia dizia, em cuja publicação comentei ao jeito de brincadeira “QUÉ ISTO ??? !!! Uma VUVUZELA dos antigos…” e logo de seguida “A sério. Deve ser um forno, mas de quê e onde? Fiquei curioso.“, comentário ao qual Maria João de Sousa, gentilmente respondeu “Também penso que seja um forno, amigo José António Baptista. Tirei a imagem do Google e tudo o que sei é que se chama Torre das Águias e se situa em Brotas, perto de Mora, Alentejo. Acho esta construção muito bonita... mas olhe que eu tenho gostos de pintora-poeta, não sou lá muito comum nestas coisas...“
Mas vamos lá, então!
«A Torre das Águias»
Tem cerca de 18 metros de lado por cerca de 20 metros de altura, em alvenaria, silharia e cantaria de granito. Divide-se internamente em quatro pisos, nos quais se rasgam janelas quadradas. O último piso abre-se em terraço, com as 10 chaminés do edifício.
A cobertura seria talvez em adarve ou terraço, coroada por merlões com balcões de matacães nos cunhais, arrematados por coruchéus cónicos.
Foram seus proprietários, entre outros, D. Álvaro Manuel [ 1665 ], o Conde de Fontalva, João Lopes Fernandes e Miguel Fernandes [ actual ].
Diz-se que o próprio Rei D. Manuel I nela permaneceu.
Reza a lenda que na época das lutas dos cristãos contra os mouros, o senhor da torre foi emboscado e morto pelos mouros enquanto andava à caça. Um escudeiro salvou-se e correu a avisar a senhora, dama muito piedosa, pedindo-lhe que fugisse, uma vez que os inimigos [ mouros ] vinham atacar a torre. A senhora, com devoção, implorou a protecção de Santa Maria de Aguiar. A santa, acudiu milagrosamente, fazendo surgir um cavalo alado junto a uma das janelas superiores da torre, que transportou a dama para um lugar seguro. O chefe mouro ao assistir ao milagre, converteu-se ao cristianismo. A senhora, quando faleceu, legou todos os seus bens ao Convento de Santa Maria de Aguiar.
Actualmente é propriedade privada, estando integrada na Herdade das Águias [ Outeiro do Peso ].
Desconhece-se qualquer outra intervenção posterior, o que pode explicar o estado de ruína calamitoso a que chegou.
O actual proprietário gostaria de a ver restaurada congignamente, mas o município não tem verbas suficientes e o Estado, a quem foi pedida ajuda, aainda não deu uma resposta.
Resta-nos assim, com mágua, ver aquele imponente e belo monumento definhar e cair em ruínas.
Ruin’Arte
IGESPAR
Câmara Municipal de Mora
Perfume de Laranjeira
O Gato Morense
SOS PATRIMÓNIO
RTP
Geocaching - The Official Gloval GPS Cache Hunt Site
৺Blografias da Sofia৺
vista aérea com Brotas (B) e a Torre das Águias (T)
vista aérea da Torre e de Águias
vista aérea oblíqua da Torre e de Águias
vista aérea oblíqua da Torre
fotografias aéreas do Google Earth e do Bing Maps
Oeiras, 15 de Dezembro de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário