Canhão pedreiro que poderá ser português
e ter mais de 500 anos foi encontrado na Austrália
[ arqueologia ]
Austrália
- - - - -
Austrália: Encontrado canhão pedreiro que poderá ser português e ter mais de 500 anos
Christopher, de 13 anos, encontrou em janeiro de 2010 numa praia do norte da Austrália aquilo que se julga ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI, informou a imprensa local.
Barbara, a mãe de Christopher, informou o Museu de Darwin sobre a descoberta, mas só nas últimas semanas é que o artefacto foi pedido à família australiana para ser examinado, não tendo ainda sido confirmada a sua origem, apesar de a imprensa local especular que poderá pertencer aos portugueses do século XVI.
Portugal ocupou Timor, no sudeste asiático, em 1515, mas a possibilidade de os exploradores lusos terem viajado no início do século XVI mais cerca de 700 quilómetros, até à costa norte da Austrália, ainda está por provar.
Diário Digital / Lusa
fonte Diário Digital
- - - - -
Canhão tipicamente português com mais de 500 anos encontrado na Austrália
Um adolescente encontrou na Austrália há dois anos o que se julga ser um canhão pedreiro, típico das embarcações portuguesas dos sécs. XV e XVI, indicou a imprensa local. O canhão foi entregue ao Museu de Darwin, que está agora a investigar a verdadeira datação deste achado. Estima-se que a primeira embarcação europeia a visitar a Austrália foi um navio holandês em meados de 1606, contudo, esta descoberta poderá colocar um navio português na Austrália numa data anterior.
Em 1515, os portugueses estiveram na ilha de Timor, que se localiza a cerca de 700 quilómetros da costa norte da Austrália.
Fonte: TSF
fonte PportodosMuseus
- - - - -
sobre o Canhão Pedreiro veja em Área militar
Sem comentários:
Enviar um comentário