presumível auto-retrato de Leonardo di Ser Piero da Vinci [ 15-04-1452 — 02-05-1519 ] autor da Mona Lisa
Vicenzo Perugia roubou
a Mona Lisa há 100 anos
[ arte ]
Paris, França
- - - - -
Vicenzo Perugia roubou Mona Lisa há 100 anos e sonhou entregá-la a Florença
Foi há cem anos que o quadro mais famoso do mundo desapareceu. A 21 de Agosto de 1911, o quadro de Mona Lisa foi roubado do museu Louvre, em Paris, e foram precisas 26 horas para que alguém desse conta da sua ausência. A pintura, da autoria de Leonardo Da Vinci, um dos grandes mestres do Renascimento, foi roubada durante a manhã sem ninguém dar por isso. No ano em que se deu o desaparecimento do quadro de Mona Lisa, a segurança do museu não era das mais eficazes, tendo apenas 150 guardas que protegiam um quarto dos milhões de objectos expostos. Antes do furto do quadro de Mona Lisa, já tinham sido muitas as obras que tinham desaparecido do museu francês.
Na noite em que o roubo aconteceu, Vicenzo Perugia, funcionário do museu, escondera-se num armário da sala onde estavam expostas as obras da era do Renascimento, incluindo o quadro de Mona Lisa. O ladrão passou toda a noite dentro do armário. Na manhã seguinte, depois de as empregadas da limpeza terem saído, Perugia tirou o quadro da parede sem ninguém se aperceber. O planeamento do roubo demorou três meses.
Vicenzo Perugia escondeu a obra durante dois anos no seu apartamento em Paris e depois viajou até Itália com o quadro. Ninguém o descobriu até que ele próprio decidiu tentar vender a obra de arte a Alfredo Geri, que se negou a comprá-la e o denunciou às autoridades francesas. O ex-funcionário do Museu Louvre foi então detido e condenado pelo furto.
(…)
a notícia está aqui
fonte pportodosmuseus
- - - - -
Mona Lisa [ conhecida também por La Gioconda, La Joconde, e Mona Lisa del Giocondo ] [ 1503-1507 ]
sobre a Mona Lisa veja em Wikipédia
fotografia de abertura do sítio internet Can’t Have Too Many Cards a quem agradecemos.
fotografia da Mona Lisa do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário