Uma curiosidade científica do século passado
o Cronoscópio
[ ciência ]
- - - - -
Desde épocas imemoriais que o Homem tem a ambição de prever o Tempo cronológico. Prever e dominar. Fazê-lo seu.
Não só o tempo cronológico, mas também os fenómenos astronómicos e os fenómenos meteorológicos. Talvez por considerar que tudo se relaciona e influencia. Em parte com uma boa dose de razão.
Lendo as estrelas e cometas, observando o Sol e a Lua, os planetas, e conhecendo as marés, as correntes e os ventos, muitos foram os caminhos seguido nessa ambição desmedida.
Para múltiplas funções inventou e construiu imensos instrumentos e máquinas que, há medida que os séculos passavam lentos, se iam modificando e melhorando, evoluindo tecnologicamente, e garantindo maior precisão, rigor e fiabilidade.
Ampulheta; astrolábio; balestilha; barómetro; calculadora; computador; cronómetro; higrómetro; luneta; marégrafo; nónio; oitante; óculo; quadrante; relógio; sextante; telescópio; termómetro [ em ordem meramente alfabética ], muitos foram os instrumentos, máquinas e mecanismos criados pelo ser humano para as mais diversas ciências, nessa ancestral ânsia de conhecer.
Entre todos sobressai um, relativamente modesto, mas utilíssimo instrumento que hoje aqui apresentamos e já pouca gente conhece: O CronoScópio.
Em voga em meados do século passado, este instrumento aliava a grande quantidade de informação que podia fornecer à portabilidade, pois era em cartão e cabia facilmente no bolso dum casaco.
Com ele podiam-se obter com facilidade infomações quase instantâneas, como ter, p.ex., um prático calendário perpétuo, que permite saber datas e dias da semana, mesmo de anos anteriores e futuros, saber as estações do ano, ver os signos do zodíaco e os dias regidos por eles, prever as fases da Lua, saber quais os dias de maior probabilidade de eclipses, conhecer as marés, com as horas de preia-mar e de baixa-mar, o que é muito útil para mareantes e pescadores, obter as horas do nascer e do pôr-do-Sol, assim como da Lua, e muito, muito, mais coisas.
Eis as imagens do curioso instrumento:
frente
verso
interior, aberto
Como se pode ver, ele tem algumas peças móveis que se podem puxar, empurrar e rodar, para através das janelas obter os dados pretendidos.
Para os corajosos que se quiserem habilitar a saber utilizar o Cronoscópio, aqui fica o respectivo manual de instruções que o acompanha:
CLIQUE PARA AMPLIAR
!! Votos de Boas ‘Cronoscopias’ !!
- - - - -
fotografia de abertura do sítio internet Criando condições à liberdade a quem agradecemos.
imagens do Cronoscópio e do Manual, digitalização dos objectos originais.
Sem comentários:
Enviar um comentário