sábado, 8 de janeiro de 2011

Ponte D. Maria Pia começou a ser construída há 135 anos


a Ponte D. Maria Pia em 20-11-2007


Ponte D. Maria Pia começou a ser construída há 135 anos

[ património ]

Porto


Ponte D. Maria Pia começou a ser construída há 135 anos


Obra inovadora foi considerada um marco da engenharia civil mundial


Imagem da Ponte D. Maria Pia publicada na véspera da sua

inauguração no «Diário Ilustrado»


A ponte ferroviária D. Maria Pia, que liga Porto e Gaia, começou a ser construída há 135 anos. O professor catedrático Raimundo Delgado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entrevistado pela Agência Lusa, explica que esta obra “envolveu muita inovação para a época”. Foi mesmo considerada pela American Society of Civil Engineers “um marco da engenharia civil mundial”.


Projectada pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig e construída entre 5 de Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa Eiffel Constructions Métalliques, fundado por aquele e por Gustave Eiffel, esta foi a primeira ponte ferroviária a unir as margens do rio Douro. A solução inovadora do “arco para vencer um vão de 160 metros permitiu fazer uma ponte que muitas pessoas designam como sendo transparente”.


Portugal insere-se no lote de países onde a construção em ferro começou a ser feita mais cedo. “Imagino que poderão ter pensado que a ponte teria uma grande perenidade. Certamente que não estariam a imaginar a evolução que houve por esse mundo fora, e que aquela ponte, destinada ao caminho-de-ferro, pudesse durar tanto tempo”, explicou o engenheiro.


“Com o nosso conhecimento actual, reconhecemos que teve uma grande longevidade - 114 anos em pleno funcionamento. E ainda está lá, provavelmente com necessidade de manutenção”. Para o engenheiro é necessário agora “olhar para o futuro”, pensar como manter e dar uso à ponte, reflectir sobre a melhor forma de garantir a sua manutenção ao longo do tempo, “para que não se venha a deteriorar de um modo quase irreversível”.


A inauguração da ponte foi presidida pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maria. Na execução da obra participaram 150 operários e foram utilizadas 1600 toneladas de ferro. Em 1991, após a construção da ponte São João, projectada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a ponte D. Maria Pia foi desactivada.



fonte Ciência Hoje


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fotografia de abertura do sítio internet Wikipédia © Joseolgon a quem agradecemos.


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