a Guernica de Pablo Picasso (25 Outubro 1881 — 8 Abril 1973)
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid
Investigador italiano revela arquivos secretos do Vaticano
sobre Guerra Civil Espanhola
[ colóquio ]
António Costa Pinto [ moderador ]
30 Novembro 2010, 11h00
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Alfonso Botti, professor da Universidade de Modena e Reggio Emilia, apresenta-se em conferência no ISCTE-IUL
Alfonso Botti analisou os documentos do Vaticano referentes à Guerra Civil Espanhola
Em 2006, o Vaticano abriu os seus arquivos secretos aos investigadores. A documentação sobre a Guerra Civil Espanhola e o papel da Igreja Católica no conflito foi estudada por Alfonso Botti, professor de História Contemporânea na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália). Os resultados desta investigação, que esclarece o envolvimento no conflito espanhol de 1936-39 serão apresentados na próxima terça-feira, dia 30, às 11h, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
Como esclareceu ao «Ciência Hoje» a investigadora Guya Accornero, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia daquele instituto, este estudo tem bastante relevância pois ajuda a compreender “as décadas em que se instauraram os regimes autoritários na Europa”
Mediado por António Costa Pinto, professor do Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o colóquio dará destaque às informações mais significativas do levantamento de documentos de vários fundos do Arquivo Secreto do Vaticano tais como o discurso de Pio XI, de 14 de Setembro 1936, aos refugiados espanhóis religiosos.
Outros momentos a focar são a carta colectiva do episcopado espanhol de Julho 1937, a atitude do episcopado espanhol face aos projectos de solução negociada do conflito, a posição face aos bombardeamentos das cidades e a preocupação sobre a influência nazi em Espanha.
A posição dos intelectuais católicos como Maritain, Mounier, Sturzo e Mendizábal serão também referidas.
fonte Ciência Hoje
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa
t. 21 790 30 00
f. 21 796 47 10
Sem comentários:
Enviar um comentário