sábado, 16 de janeiro de 2010

A Arte de Saber-Fazer: do Palácio às Oficinas


A Arte de Saber-Fazer: do Palácio às Oficinas

[ exposição ]

21 Janeiro 2010 a 31 Março 2010

Centro Cultural Palácio do Egipto, Oeiras


“A ARTE DE SABER-FAZER: DO PALÁCIO ÀS OFI­CINAS” NO PALÁCIO DO EGIPTO


A Câmara Municipal de Oeiras apresenta no Centro Cultural Palácio do Egipto a exposição “A Arte de Saber-Fazer: do Palácio às Oficinas”, produzida e realizada pelo Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), de 21 de Janeiro a 31 de Março. A inauguração, que conta com uma demonstração das Oficinas de Talha e de Embutidos pelos Mestres da FRESS, tem lugar no dia 21 de Janeiro, às 18H30.

A arte de conservar e restaurar de que a Fundação foi e é uma referência nacional e internacional tem nesta exibição um destaque muito especial.

A exposição pretende mostrar a história da FRESS, passando pela apresentação do Fundador enquanto coleccionador e mecenas; pelo Museu e a sua rara colecção temática; mostrar a arte de saber-fazer e ensinar preservada por mãos de mestres nas Oficinas, impedindo o seu desaparecimento; e, dar destaque aos produtos finais saídos das oficinas que são autênticas obras de arte.

A mostra recorre a painéis cenográficos explicativos, com textos, desenhos e fotografias. Mostra modelos e moldes usados nas oficinas. São apresentadas réplicas de peças do Museu e mostradas e cenografadas as ferramentas antigas e materiais usados nas Oficinas.

A missão desta exposição é Alertar para a urgência de preservar, salvaguardar e divulgar o Património Imaterial Português do saber fazer nas artes decorativas que a Fundação tem sabido manter e transmitir ao longo dos últimos 55 anos.

A FRESS é uma instituição de direito privado de utilidade pública, criada em 1953 pelo Estado, resultante da doação do Palácio Azurara e de uma colecção de artes decorativas por Ricardo do Espírito Santo Silva. Tem por missão a defesa, promoção e transmissão da arte de saber-fazer nas artes decorativas – património móvel e integrado – nas suas vertentes museológicas, académicas, oficinais e de conservação e restauro.

No âmbito desta exposição, no dia 28 Janeiro, às 15H00, tem lugar um Atelier-Oficina “Decoração de Encadernação”.

A exposição “A Arte de Saber-Fazer: do Palácio às Ofi­cinas” pode ser visitada pelo público de terça-feira a domingo, das 11H30 às 18H00 e na última sexta-feira de cada mês, das 11H30 às 24H00.

O Centro Cultural Palácio do Egipto está localizado em pleno Centro Histórico de Oeiras, na Rua Álvaro António dos Santos. [ in sítio internet Câmara Municipal de Oeiras - aqui - a quem agradecemos ]








Centro Cultural Palácio do Egipto

Rua Álvaro António dos Santos, Oeiras



fotografia do Palácio do Egipto © josé antónio • comunicação visual

Sem comentários:

Enviar um comentário