Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Descoberta arqueológica importante no Cais do Sodré [ Lisboa ]



Descoberta arqueológica importante
no Cais do Sodré
[ arqueologia ]
Lisboa

- - - - -


Enorme rampa de lançamento de barcos do séc. XVI foi descoberta debaixo da Praça D. Luís, juntamente com vestígios de estruturas de séculos posteriores. 
A descoberta tem menos de um mês. Os arqueólogos encontraram uma enorme rampa de lançamento de barcos do séc. XVI junto ao mercado da Ribeira, em Lisboa. Feita com troncos de madeira sobrepostos, a estrutura ocupa 300 metros quadrados e data de uma época em que a cidade sofria os efeitos de sucessivos surtos de peste e epidemias, graças aos contactos com outras gentes proporcionados pelos Descobrimentos. 

Para continuar a trazer de além-mar o ouro, a pimenta e o marfim que lhe permitiam pagar as contas, o reino investia na construção naval, e a zona ribeirinha da cidade foi designada como espaço privilegiado de estaleiros. Os relatos da altura dão conta de uma cidade cheia de escravos vindos de além-mar, mas também de mendigos fugidos do resto do país para escapar à fome. 

Os arqueólogos nem queriam acreditar na sua sorte quando depararam com a rampa enterrada no lodo debaixo da Praça D. Luís, a seis metros de profundidade, e muito provavelmente associada a um estaleiro naval que ali deverá ter existido. "É impressionante: é muito difícil encontrar estruturas de madeira em tão bom estado", explica uma das responsáveis da escavação, Marta Macedo, da empresa de arqueologia Era. 

No Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico o achado também tem sido motivo de conversa, até porque os técnicos desta entidade foram chamados a acompanhar os trabalhos, que estão a ser feitos no âmbito da construção de um parque de estacionamento subterrâneo. A subdirectora do instituto, Catarina de Sousa, diz que esta e outras estruturas encontradas são, apesar de muito interessantes, perecíveis, pelo que a sua conservação e musealização na Praça D. Luís é "praticamente inviável". Como a escavação ainda não terminou, os arqueólogos acalentam a esperança de ainda serem brindados, em níveis mais profundos, com algum barco submerso no lodo, como já sucedeu ali perto, tanto no Cais do Sodré como no Largo do Corpo Santo e na Praça do Município. "É possível isso acontecer", admite Catarina de Sousa. 
Musealização em estudo 

No séc. XVI toda a zona entre o mercado da Ribeira e Santos era de praias fluviais. Mas não era para lazer que serviam os areais banhados pelo Tejo. Na História de Portugal coordenada por José Mattoso, Romero Magalhães conta como, poucos anos após a primeira viagem de Vasco da Gama à India, "a zona ribeirinha da cidade é devassada pelos empreendimentos do monarca [D. Manuel I] e dos grandes armadores". 

Depressa surgem conflitos com a Câmara de Lisboa, ao ponto de o rei ter, em 1515, retirado ao município a liberdade de dispor das áreas ribeirinhas para outros fins que não os relacionados com o apetrecho e reparação das naus, descreve o mesmo autor. São as chamadas tercenas, locais dedicados à função naval e representados em vários mapas da época. Mais tarde a mesma designação passa a abranger também o lugar onde se produziam e acondicionavam materiais de artilharia. 
O espólio encontrado pelos arqueólogos inclui uma bala de canhão, um pequeno cachimbo, um pião, sapatos ainda com salto - na altura os homens também os usavam -, restos de cerâmica e uma âncora com cerca de quatro metros de comprimento, além de cordame de barco. Também há uma casca de coco perfeitamente conservada, vinda certamente de paragens exóticas para as quais os portugueses navegavam. 

Um relatório preliminar dos trabalhos arqueológicos em curso explica como a zona da freguesia de S. Paulo se transformou de um aglomerado de pescadores, fora dos limites da cidade de Lisboa, num espaço importante para a diáspora: "A expansão ultramarina contribuiu para uma reestruturação do espaço urbano de Lisboa, que se organiza desde então a partir de um novo centro: a Ribeira". Em redor do Paço Real reúnem-se os edifícios administrativos. "É na zona ocidental da Ribeira que a partir das doações de D. Manuel se irão instalar os grandes mercadores e a nobreza ligada aos altos funcionários de Estado, que irão auxiliar o rei (...) na expansão ultramarina e na centralização do poder", pode ler-se no mesmo relatório. A escavação detectou ainda restos de outras estruturas mais recentes. É o caso de uma escadaria e de um paredão do Forte de S. Paulo, um baluarte da artilharia costeira construído no âmbito das lutas da Restauração, no séc. XVII. E também do vestígios do cais da Casa da Moeda, local onde se cunhava o metal usado nas transacções. Por fim, foram descobertas fornalhas da Fundição do Arsenal Real, uma unidade industrial da segunda metade do séc. XIX. 

"Esta escavação vai permitir conhecer três séculos de história portuária", sublinha outro responsável pela escavação, Alexandre Sarrazola. Embora esteja ciente de que a maioria dos vestígios terá ser destruída depois de devidamente registada em fotografia e desenho, o arqueólogo diz que algumas das peças encontradas poderão vir a ser salvaguardadas e mesmo integradas no projecto do estacionamento, como já sucedeu com os vestígios do parque de estacionamento subterrâneo do Largo do Camões - ou então transportadas para um museu. 

"Face ao desconhecimento do que ainda pode vir a ser encontrado por baixo da estrutura de madeira do séc. XVI está tudo em aberto", salienta, acrescentando que a decisão final caberá ao Instituto do Património Arquitectónico e Arqueológico.

-- 

Amélia

fonte Manuel Cabral via email

nota: o entrelinhamento dos parágrafos é da nossa responsabilidade, para facilitar a leitura.

- - - - -

Não é novidade que aquela área da cidade de Lisboa [ Ribeira ] foi desde tempos imemoriais local de existência de estruturas relacionadas com a Navegação e a Construção Naval.

Em 04-03-2013 publicámos um artigo relacionado com esta temática com o título Fundeador descoberto em Lisboa revela história da cidade < clique para ler

- - - - -

imagem de abertura - uma gravura com uma representação do Galeão português Flor do Mar [ legenda original Frol de la Mar (gravura no "Roteiro de Malaca", século XVI.) ] do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

«Evocação dos Valores de Abril: 1974 - 2015» na Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ]


após as celebrações na Escola Secundária Sebastião e Silva haverá um Almoço convívio na AERLIS para o qual é necessária inscrição prévia [ nome, telefone e email se possível ]


«Evocação dos Valores de Abril: 1974 - 2015»
[ celebração / acesso livre ]

oradores:
Joaquim Boiça
Coronel Domingos Nunes Pereira
Capitão-de-Mar-e-Guerra  Vítor Birne
Jorge Castro [ apresentação da sua obra poética Abril - Um Modo de Ser ]

música e canto:
Mário Piçarra
Heloísa Monteiro
Grupo Coral VivaVoz
Grupo Coral Cramol

25 Abril 2015, 10h00 às 12h45
Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ] Oeiras


- - - - -

Almoço convívio
[ necessita inscrição ]
25 Abril 2015, 13h00
AERLISCafé, Oeiras

- - - - -

Ementa:

P.f. faça a sua escolha e comunique-a aquando da inscrição para o contacto indicado abaixo.

- Prato de Carne: Tornedó de porco ladeado com bacon acompanha com arroz e legumes salteados

ou

- Prato de Peixe: Bacalhau Cremoso
Sobremesa: Cheesecake de Frutos vermelhos

Bebidas: Vinho, Sumos, Água e Café

PREÇO - 15,00 €

Quem quiser prato vegetariano ou de dieta avise previamente, s.f.f.

Inscrição - Rui Lemos [ rui.lemos@espacoememoria.org ]

- - - - -

Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ]
Rua do Liceu, 2780-051 Oeiras
t. 214 406 990 / f. 213 516 715
38°41'8.12"N
9°19'3.33"W

AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa
Rua S. Salvador da Baía, Edifício Aerlis, 2780-017 Oeiras
t. 210 105 000 / f. 210 105 001
38° 42' 11.43" N
9° 18' 3.68" W

fotografia de abertura - saída dos presos políticos da prisão política de Caxias - do sítio internet Rua do Patrocínio a quem agradecemos.
fotografia da Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ] [ datada 27-06-2009, 12h16 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia da AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa do sítio internet AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa a quem agradecemos.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cinemateca celebra Abril com exibição de filmes censurados



Cinemateca celebra Abril
com exibição de filmes censurados
25 a 30 Abril 2015, Lisboa
Palácio Foz e Cinemateca Portuguesa, Lisboa

- - - - -




















veja a notícia AQUI

fonte Diário Digital no Facebook

- - - - -

Palácio Foz
Praça dos Restauradores, 1200-187 Lisboa
t. 21 346 25 31 / 21 346 33 14 / 21 322 12 15 / website
38° 42' 56.82" N
9º 8’ 33.08’’ W

Cinemateca Portuguesa / Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, Lisboa ??
t. 21 359 62 00 / f. 21 352 31 80
38° 43' 15.24" N
9° 8' 55.69" W

fotografia de abertura - um fotograma do filme “Rocco e Seus Irmãos de 1960 realizado por Luchino Visconti extraído do vídeo «F2138 - Rocco e Seus Irmãos/Rocco e i suoi fratelli (1960)», uma das muitas obras alvo da censura salazarista - do sítio internet Youtube / publicado por MemoCine - Filmes Antigos a quem agradecemos.
fotografia do Palácio Foz do sítio internet USU - Universidade Sénior Unisaber a quem agradecemos.
fotografia da Cinemateca Portuguesa / Museu do Cinema do sítio internet 12h30 a quem agradecemos.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Espectáculo «25 de Abril, História de Um Povo Sem Rosto» na Figueira da Foz



«25 de Abril, História de Um Povo Sem Rosto»
participantes:
grupo Ser Teatro
Orquestra de Jazz do CAE
Coro Canticus Camerae
25 Abril 2015, 21h30
Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz

- - - - -














fonte CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

- - - - -

Centro de Artes e Espectáculos
Rua Abade Pedro, 3080-084 Figueira da Foz
t. 233 407 200 / f. 233 407 209
40° 9' 11.33" N
8° 51' 35.99" W

fotografia de abertura - o capitão Salgueiro Maia - do sítio internet Frumentarius | Pensando um pouco de tudo a quem agradecemos.
fotografia do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz do sítio internet Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz a quem agradecemos.

Concerto “Celebrando a Liberdade” com Bruno Batista em Linda-a-Velha



Celebrando a Liberdade
[ concerto de música ]
Bruno Batista [ artista ]
23 Abril 2015, 21h30
Auditório Municipal Lourdes Norberto, Linda-a-Velha

- - - - -


fonte Maria Clotilde Moreira no Facebook

- - - - -

Auditório Municipal Lourdes Norberto
Edifício Pirâmide, Largo da Pirâmide 3N., 2795-122 Linda-a-Velha
t. 21 414 1739 / info@intervaloteatro.com
38°42'29.06"N
9°14'34.83"W

fotografia do Auditório Municipal Lourdes Norberto do sítio internet Boa Cama Boa Mesa a quem agradecemos.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

«Serenada Concert» pelos Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras no Palácio Marquês de Pombal em Oeiras



«Serenada Concert»
[ concerto ]
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
25 Abril 2015, 16h00
Palácio Marquês de Pombal, Oeiras

- - - - -

RECITAL

SERENADA CONCERT

25 Abril | 16h00
Palácio Marquês de Pombal








Obras de H. Wieniawski, P. I. Tchaikovsky, G. Gershwin, J. Rodrigo e Cl. Debussy
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
ENTRADA LIVRE

fonte Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

autores dos quais algumas obras serão interpretadas:

[ 10-07-1835 – 31-03-1880 ]

[ 07-05-1840 — 06-11-1893 ]

[ 26-09-1898 — 11-07-1937 ]

[ 22-11-1901  — 06-07-1999 ]

[ 22-08-1862 – 25-03-1918 ]


Palácio Marquês de Pombal
Largo Marquês de Pombal , 2784-540 Oeiras
t. 214 408 781 / website
38° 41' 33.29" N
9° 18' 52.69" W

fotografia de abertura do sítio internet O Menino que não Machuca a quem agradecemos.
fotografia de Henryk Wieniawski do sítio internet - get domain pictures - getdomainvids.com a quem agradecemos.
fotografia de Piotr Ilitch Tchaikovsky do sítio internet Nova Acrópole - Sede: Tijuca - RJ a quem agradecemos.
fotografia de George Gershwin do sítio internet Pinterest: descobre e guarda ideias criativas a quem agradecemos.
fotografia de Joaquín Rodrigo do sítio internet Youtube a quem agradecemos.
fotografia de Claude Debussy do sítio internet Tracytwyman.com a quem agradecemos.
fotografia do Palácio Marquês de Pombal [ fotografia datada 02-09-2006 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Recriação do terramoto de Lisboa de 1755



Recriação do terramoto de Lisboa de 1755
[ recriação ]
Lisboa

- - - - -

How an Earthquake, Tsunami, and Firestorm All Hit Lisbon at Once



- - - - -

sobre o terramoto de 1755 veja:
Sismo de Lisboa de 1755 [ Wikipédia ]
O Terramoto de 1755 e a Reconstrução (séc. XVIII – XIX) [ Museu da Cidade ]
Foi assim o grande sismo de 1755 [ DN Portugal ]
O Terramoto de 1755 e o Nascimento da Lisboa Nova [ RTP Arquivo ]

imagem de abertura do sítio internet Desambientado a quem agradecemos.

sábado, 18 de abril de 2015

Recital de Música Russa pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras em Barcarena



Recital de Música Russa
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
19 Abril 2015, 16h00
Museu da Fábrica da Pólvora de Barcarena

- - - - -

RECITAL








MÚSICA RUSSA
19 Abril | 16h00
Museu da Fábrica da Pólvora de Barcarena

Obras de A. Arensky, S. Rachmaninoff e P. I. Tchaikovsky
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
ENTRADA LIVRE

fonte O.C.C.O. - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

Fábrica da Pólvora de Barcarena
Estrada das Fontaínhas, 2730-085 Barcarena
t. 21 438 14 00 / 21 439 11 28 / 30 / f. 21 437 11 65
comboios - Caxias / Tercena-Barcarena [ ca. 20 minutos a pé ] / Queluz-Massamá
autocarro - 117 [ de Caxias e de Queluz-Massamá ]
estacionamento grátis
38º 44' 27,4'' W
9º 17' 3,8'' N

fotografia de abertura do sítio internet … Bling Reality a quem agradecemos.
fotografia da Fábrica da Pólvora de Barcarena do sítio internet Wikipédia [ © João Carvalho ] a quem agradecemos.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Recital de Música Russa com os Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras no Estoril



Recital de Música Russa
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
18 Abril 2015, 18h00
Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril

- - - - -

RECITAL






MÚSICA RUSSA
18 Abril | 18h00
Museu da Música Portuguesa

Obras de A. Arensky, S. Rachmaninoff e P. I. Tchaikovsky

Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Serviço de bilheteira ainda indisponível (ENTRADA LIVRE)
Bilhetes: 3€ (maiores de 3 anos) | Estudantes e +65 anos, 1,5€ | 
À venda em Centro Cultural de Cascais (terça a domingo das 10h00 às
18h00) e em http://www.bilheteiraonline.pt 
Informações: bilheteira@fdl.pt | Tel. 21 481 56 60

fonte O.C.C.O. - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

Museu da Música Portuguesa
Casa Verdades de Faria, Av. de Sabóia, 1146, Monte Estoril,  2765-580 Estoril
t. 21 481 59 01 / 02 / 03 / 04
comboio - Monte Estoril, Estoril
autocarros - 412 [ Cascais - Estoril ], 418 [Estoril - Portela de Sintra ],
456 [ Rio de Mouro - Estoril ]
38° 42' 36.40" N
9° 24' 19.12" W

fotografia de abertura - um ícone russo que repesenta  Nossa Senhora com o Menino Jesus - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia do Museu da Música Portuguesa do sítio internet Os Belard a quem agradecemos.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Seja bem vindo quem vier por bem" / Homenagem a Zeca Afonso por Luis Galrito, em Santo Estevão



"Seja bem vindo quem vier por bem"
Homenagem a Zeca Afonso
[ homenagem ]
Luis Galrito [ músico ]
18 Abril 2015, 22h00
Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira

- - - - -


A Direcção da CPSE solicita a melhor divulgação do espectaculo de "Homenagem a Zeca Afonso", por Luis Galrito

Dia 18 de abril, sábado, em Santo Estevão, 22h

"Seja bem vindo quem vier por bem" 

"Quando o Luís Galrito me pediu para escrever o prefácio do seu disco, pensei que teria de escrever um livro... mas o bom senso ditou- me que ficasse pelo essencial e importante. Quando vivi em Loulé, num passeio até ao centro, ouvi a voz maravilhosa do Luís a cantar Zeca. Fiquei parada a escutar e depois tive que falar com ele para lhe perguntar por onde andava. Enfim acabámos amigos, a trabalharmos juntos e eu sempre a incentivá- lo, num país onde a arte e a cultura são algo incomodativo...!!!

Finalmente saíu o disco e fiquei muito comovida com a qualidade de tudo, o amor e cuidado que este músico pôs num trabalho tão importante, onde é homenageado o nosso grande poeta e músico que tinha o nome tão simples---ZECA !!!!!

Luís, não podes ficar por aí. Tens de nos dar o privilégio da tua presença em concertos televisões, etc. No que me for possivel, tudo farei para que Portugal inteiro te conheça! Um beijo desta tua admiradora"

Helena Vieira , Cantora

Luís Galrito(voz e Guitarra) Luis Melgueira (percurssões) João Nunes (Guitarra) Gabriel Costa (Baixo) músicas e letras de José Afonso,

Letrista, compositor, e intérprete das suas canções, nota-se em Luís Galrito uma genuína vertente de trovador, um saudável misto das raízes folk do Alentejo, de onde é oriundo, e das referências urbanas mais modernas.
Há uma intervenção despretensiosa e natural nos seus temas, aliada a uma visão algo romântica que renasce continuadamente nos seus textos, e se revive de uma voz, com um timbre bem peculiar, e uma guitarra mano a mano.

......

Neste espectaculo em Santo Estevão poderemos assistir à mistura de arranjos e sonoridades, de estilos tradicionais e também urbanos e modernos, fazendo igualmente referência e homenagem aos cantautores portugueses que marcaram e ainda marcam gerações, este espectáculo será baseado no ultimo CD de homenagem a Zeca Afonso "Seja bem vindo quem vier por bem".

Os ingressos poderão ser adquiridos no local do espectaculo 1h antes do inicio

fonte Casa do Povo de Santo Estêvão

- - - - -

Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira
Rua do Pinheiro s/n, 8800-506 Tavira
t. 281 963 184
37° 7' 35.14" N
7° 42' 53.35" W

fotografia de abertura do sítio internet Flores - Arranjos Naturais e Artificiais | Cultura Mix a quem agradecemos.
fotografia da Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira do sítio internet Tavira Barroca :: Documentar a quem agradecemos.

Colóquio «O Islão em Portugal - passado e presente» em Oeiras



O Islão em Portugal - passado e presente
[ colóquio ]
oradores:
Abdallah Khawli, Filomena Barros, Abdool Magid,
Raúl Braga Pires e Pier Francesco Zarcone
18 Abril 2015, 15h00 às 18h30
Auditório Municipal Maestro César Batalha, Oeiras

- - - - -

O Islão em Portugal - passado e presente


- - - - -

Auditório Municipal Maestro César Batalha
Edifício Galerias Alto da Barra
Av. das Descobertas, 151, 2780-053 Oeiras
estacionamento grátis.
camionetas - 471 [ da Estação de Oeiras ] cerca de 5 minutos / 1.10 €
38° 40' 49.33" N
9° 19' 12.33" W

fotografia de abertura - pormenor dum painel de azulejos de influência mudejar [ legenda original - Palácio Nacional de Sintra, Pátio Central: pormenor de azulejos com marcada influência mudejar ] do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia do Auditório Municipal Maestro César Batalha [ fotografia datada 12-02-2007, 15h19 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.