Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ponte romana de Vila Formosa na Ribeira de Seda em Alter do Chão



Ponte romana de Vila Formosa
[ património ]
Vila Formosa, Alter do Chão

- - - - -


texto da publicação:

Alter do Chão, Portalegre, Portugal
Ponte romana na Ribeira de Seda
Localizada nas proximidades da vila alentejana de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, está uma das mais notáveis pontes romanas do território português. Trata-se da ponte de Vila Formosa, lançada sobre a Ribeira de Seda e que ligava o eixo viário militar entre Lisboa e Mérida.
+Foto de autor não identificado+
Comunidade Jam Maury
http://plus.google.com/u/0/communities/118084990804282324410

Alter do Chão, Portalegre, Portugal
Roman bridge on the Silk Ribeira
Located near the Alentejo village of Alter do Chão, in Portalegre district, is one of the most notable Roman bridges of the Portuguese territory. This is the Vila Formosa bridge launched over the Ribeira de Seda and linking the military road axis between Lisbon and Merida.
+ Author photo unidentified +
Community Jam Maury
http://plus.google.com/u/0/communities/118084990804282324410

Alter do Chão, Portalegre
Pont romain sur la Ribeira Soie
Situé près du village de l'Alentejo Alter do Chão, dans le district de Portalegre, est l'un des ponts romains les plus notables du territoire portugais. Ce est le pont Vila Formosa lancé au cours de la Ribeira de Seda et de relier l'axe routier militaires entre Lisbonne et Merida.
Auteur + photo + non identifié
Communauté Jam Maury
http://plus.google.com/u/0/communities/118084990804282324410

fonte Jam Maury [ Google+ ]

- - - - -

uma vista aérea da Ponte de Vila Formosa, sobre a Ribeira de Seda, na via a Sul da estrada N369
Bing Maps ] GPS » N 39º 12' 57.65'' ,W 7º 47' 5.05''

saiba mais em Ponte de Vila Formosa [ Wikipédia ] em Património Cultural, Direcção-Geral do Património Cultural e em SIPA, Sistema de Informação para o Património Arquitectónico

imagem de abertura - um pormenor da Ponte de Vila Formosa [ legenda original: Ponte de Vila Formosa - Pormenor do aparelho construtivo dos arcos ] do sítio internet Património Cultural, Direcção-Geral do Património Cultural a quem agradecemos.

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Parque Municipal do Sítio das Fontes [ Estômbar ]



O Parque Municipal do Sítio das Fontes
[ património ]
Estômbar, Lagoa

- - - - -


texto da publicação:
Parque Municipal do Sítio das Fontes - Estômbar, Lagoa, Algarve (Portugal).

O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.
É um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.
Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.
É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade. A antiguidade de pelo menos um deles, está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Séc. XV, que se refere a uma “(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)”.
Restam cerca de uma vintena de moinhos ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves, quase todos em mau estado ou reduzidos a ruínas, mas que atestam bem a importância que tinham outrora para a economia local.
É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a natureza, etc.
[Fonte: CM de Loulé].

+Foto de autor não identificado+

fonte Portugal+ [ Google+ ]

- - - - -

saiba mais em Parque Municipal das Fontes [ Wikipédia ] em Parque Municipal Sítio das Fontes [ CM Lagoa ] e em Sítio das Fontes [ CM Lagoa ]

vista aérea do local no Bing Maps

vista aérea do local no Google Earth

Coordenadas:
Fontes
37°9'39.51"N
8°29'0.36"W

Estômbar, Lagoa
37°8'45.13"N
8°29'9.40"W

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Forte de São Miguel Arcanjo [ Nazaré ]



O Forte de São Miguel Arcanjo
[ fortificações / património ]
Nazaré

- - - - -


texto da publicação: 
Bom dia a todos.
Forte de São Miguel Arcanjo -Nazaré - Distrito de Leiria.

O Forte de São Miguel Arcanjo, também referido como Forte do Morro da Nazaré ou simplesmente Forte da Nazaré, localiza-se na vila, freguesia e concelho da Nazaré, em Portugal.

Ergue-se em posição dominante sobre a praia da Nazaré, afamado e tradicional ponto de pesca, santuário e balneário, no litoral português.
A primitiva defesa do local remonta ao reinado de D. Sebastião (1557-1578), que ali determinou erguer uma fortificação para defesa do povoado piscatório no monte da Pederneira (1577), por cujo porto era escoada a madeira do Pinhal d’El Rey (Pinhal de Leiria) e cujos estaleiros já possuíam importância econômica de vulto à época.
Wikipédia.

Fotos de Cidônio Rimaldi

fonte Mais Portugal

- - - - -

saiba mais em Forte de São Miguel Arcanjo [ Wikipédia ]

fotografia de abertura - um pormenor do Forte de São Miguel Arcanjo [ legenda original - Forte de São Miguel, Nazaré, distrito de Leiria, Portugal: epigrafia e nicho com a imagem do padroeiro sobre o portão de armas. ] do sítio internet Wikipédia / Carlos Luis M C da Cruz a quem agradecemos.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

«Outro Fado» com Jorge Nunes [ Lisboa ]



Outro Fado
[ apresentação / concerto ]
Jorge Nunes [ fadista ]
21 Dezembro 2014, 21h30
Cinema São Jorge, Lisboa

- - - - -

JORGE NUNES AO VIVO


CINEMA SÃO JORGE
21 DE DEZEMBRO - 21:30H

O povo afirma que para se ser Fadista, não basta saber cantar, colocar a voz ou afinar as notas da melodia; é importante passar ao público a mensagem da poesia e sintonizá-la com a música que também é sugerida e o Jorge Nunes tem o dom de ser fadista. É o que diz o público que o tem ouvido pelos palcos nacionais e internacionais, onde com passos pequenos mas seguros dá a conhecer o seu primeiro trabalho discográfico, OUTRO FADO.
Recém chegado de Toronto, Jorge Nunes prepara-se para no dia 21 de Dezembro, no Palco do Cinema São Jorge em Lisboa, pelas 21h30, conduzir-nos pelos temas do seu OUTRO FADO e, onde partilhará palco com aqueles que foram importante ao longo da sua vida e desta sua nova aventura.
Para este espectáculo, Jorge Nunes convida a pessoa que o impulsiona a gravar, enaltecendo-lhe a profundidade tímbrica e a verdade da alma com que canta, a Dª Celeste Rodrigues. Inevitavelmente, partilhará palco também com o seu pai , Jorge Fernando, o produtor do seu trabalho e também com a sua irmã Ana Lúcia que assina algumas letras do OUTRO FADO. 

A acompanhá-los, estarão os músicos –  Henrique Leitão, na guitarra portuguesa, Gustavo Roriz, no baixo, e Bernardo Viana, na viola de fado.

Os bilhetes para o espectáculo de Jorge Nunes, no dia 21 de Dezembro, no Cinema São Jorge, estão à venda nos locais habituais.
Preço dos bilhetes: 12,50€
(no dia do concerto existe a possibilidade de adquirir o CD OUTRO FADO por 7,5€ mediante a apresentação do bilhete)

Sónia Bastos
Management & Booking











Tlm: + 351 91 5097340
E-mail: soniambastos@gmail.com

fonte 
Sónia Bastos

- - - - -

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa
t. 21 310 34 00 / 21 310 34 10
38° 43' 13.02"N 9° 8' 47.60" W

fotografa do Cinema São Jorge do sítio internet Cinema aos Copos a quem agradecemos.

Feliz Natal e Boas Festas !


O blogue Espaço e Memória deseja a todos os amigos e visitantes

FELIZ NATAL E BOAS FESTAS !



Jingle Bells

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Concerto «Teias de Seda» com Caixa de Pandora [ Lisboa ]



«Teias de Seda»
[ concerto ]
Caixa de Pandora:
Rui Filipe Reis [ piano / multi-instrumentos ] Cindy Gonçalves [ violoncelo ] e Sandra Martins [ violoncelo / clarinete ]
19 Dezembro 2014, 21h30
Museu da Música, Lisboa

- - - - -

Caixa de Pandora no Museu da Musica dia 19 de dezembro às 21h30


“ Teias de Seda”


Caixa de Pandora
apresenta-se publicamente em 2013, com diversas atuações em Portugal e no estrangeiro, mas é em 2014 que definitivamente se afirma com o lançamento do seu 1º CD - Teias de Seda.
Os membros que integram este Pandórico trio, já com uma sólida relação musical de 10 anos, inspiram e conspiram por entre o clássico e a world music, assinalado pelo talento e a criatividade na composição das Teias de Seda.  Sem que possa ser rotulada, a sua música é proporcionadora de uma amplificação-emocional, no sentido que promete suscitar as mais recônditas e tímidas emoções, e transportá-las até onde o espectro criativo, de quem ouve esta música, o permitir.

www.caixadepandora.com.pt

Os músicos:

Rui Filipe Reis
Pianista/multi-instrumentista/compositor/produtor musical
Começou a estudar música no Instituto Gregoriano e aos 20 anos tornou-se músico profissional. 
Realizou um vasto trabalho de composição e direção desde a 2ª metade da década dos anos 90, altura em que colaborou com Dulce Pontes - participação em 4 CDs e espectáculos ao vivo - mas é a partir de 2006 que lhe é conferida uma nova etapa artística com os projetos Xaile e  RosaNegra, este último laureado com o prémio Carlos Paredes. Outras colaborações tiveram lugar no seu percurso - Paulo Gonzo, Maria João, entre muitos outros - assim como em programas de TV, música para bailado e peças de teatro.
O seu trabalho de composição é cada vez mais premente, e Teias de Seda é prova disso mesmo ao apresentar 16 temas, todos eles originais da sua autoria. Caixa de Pandora revela o lado mais emocional do autor que se deixa levar livre e criativamente para conduzir o seu público a estados de contemplação oníricos versus momentos de pura catarse.

Cindy Gonçalves
Violinista
Nascida em França, de pais portugueses, aos 7 anos inicia estudos musicais ainda em Tourcoing, sua terra natal. Mais tarde, e já em Portugal, ganha o concurso “Juventude Musical”, o que lhe permite continuar e terminar os seus estudos musicais na Academia Metropolitana de Lisboa e, ao mesmo tempo, frequentar um curso de Formação Teatral na Universidade Lusíada.
Violonista e performer de rara sensibilidade e curiosidade, Cindy tem diversificado as suas atividades, entre os quais se destacam projetos ligados à dança, ao teatro e teatro de marionetas.
Foi membro integrante de RosaNegra, um projeto musical que cruza o fado e as origens mediterrânicas sefarditas, mas é em Caixa de Pandora que se sente em casa, lugar onde expõe a sua ousadia e que acolhe a sua arte. 

Sandra Martins
Violoncelista/clarinetista
Sandra começou a estudar clarinete aos 5 anos e violoncelo aos 7, na Academia Luísa Todi, tendo mais tarde continuado os seus estudos na Escola Superior de Música do Porto.
Muito cedo a música tornou-se o seu modo de vida, e as suas intervenções como violoncelista têm sido muitas e variadas com diversos artistas, entre os quais Rodrigo Leão, Júlio Pereira, entre outros.
Integrou também o projeto RosaNegra, espaço musical onde o trinado do fado e a ornamentação moçárabe revelaram-se-lhe desafiantes.Sempre ligada a projetos de linguagem folk tradicional, danças europeias de abrangência world music, Sandra, depois de muitas viagens, tem na Caixa de Pandora um lugar que é seu, um papel único e original feito à medida do seu talento e capacidade artística.

Paula Cabeçadas | Assessoria de Imprensa 96 275 6258 | 91 919 7019
paulacabecadas.pires@gmail..com

fonte Paula Cabeçadas

- - - - -

Museu da Música
[ Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos ]
Rua João de Freitas Branco, 1500-359 Lisboa
t. 21 771 09 90 / 21 771 09 98 / f. 21 771 09 99
38° 44' 58.67" N 9° 10' 48.91" W

fotografia do Museu da Música do sítio internet - Ezimut a quem agradecemos.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Concerto «OJM e Carlos Bica & Azul - feat. Frank Möbus e Jim Black» [ Torres Novas ]



OJM e Carlos Bica & Azul - feat. Frank Möbus e Jim Black
[ concerto musical ]
Orquestra Jazz de Matosinhos [ participante ]
Carlos Bica [ contrabaixo ]
Frank Mobus [ guitarra ]
Jim Black [ bateria]
José Luis Rego [ saxofone ] João Pedro Brandão [ saxofone ] Mário Santos [ saxofone ]
José Pedro Coelho [ saxofone ] Rui Teixeira [ saxofone ]
Gileno Santana [ trompete ] Rogério Ribeiro [ trompete ]
Susana Santos Silva [ trompete ] Javier Pereiro [ trompete ]
Daniel Dias [ trombone ] Alvaro Pinto [ trombone ]
Andreia Santos [ trombone ] Gonçalo Dias [ trombone ]
Carlos Azevedo [ piano ]
Pedro Guedes [ direcção ]
20 Dezembro 2014, 21h30
Teatro Virgínia, Torres Novas

- - - - -


O Teatro Virgínia encerra a programação de 2015 com mais um excelente concerto!

OJM e Carlos Bica & Azul
feat. Frank Möbus e Jim Black

20 Dez. Sábado . 21h30 | Teatro Virgínia, Torres Novas

Para encerrar um ano rico em parcerias, estreias e concertos, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) convidou Carlos Bica & AZUL feat. Frank Möbus e Jim Black para três espectáculos em Dezembro: dia 14, na Casa da Música, no Porto; dia 19, no Teatro Viriato, em Viseu; e dia 20, no Teatro Virgínia, em Torres Novas.

Na primeira vez que se cruza em palco com o trio AZUL, do contrabaixista português Carlos Bica, a OJM vai apresentar novos arranjos para músicas retiradas do vasto reportório do colectivo que conta já com cinco álbuns editados. Quase 20 anos volvidos sobre a edição de “Azul”, o primeiro trabalho do trio que ainda hoje é considerado pela crítica como um dos melhores discos nacionais de jazz de sempre, Carlos Bica, Frank Möbus (guitarra) e Jim Black (baterista) continuam a surpreender e ao vivo dão provas da sua genialidade.

Solistas Carlos Bica (contrabaixo), Frank Mobus (guitarra) e Jim Black (bateria)
Direcção Pedro Guedes
Saxofones José Luis Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho e Rui Teixeira
Trompetes Gileno Santana, Rogério Ribeiro, Susana Santos Silva e Javier Pereiro
Trombones Daniel Dias, Alvaro Pinto, Andreia Santos e Gonçalo Dias
Piano Carlos Azevedo

Duração: c. 1h15
Faixa etária recomendada: M12 anos
Bilhete: 12,5€ (sujeitos aos descontos habituais) 

Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente no Teatro Virgínia ou através da Bilheteira Online: http://www.bilheteiraonline.pt/Comprar/Bilhetes/21662-orquestra_de_jazz_de_matosinhos-teatro_virginia/

Bilheteira do Teatro Virgínia
de terça a sexta das 17h30 às 20h00 / sábado das 15h00 às 19h00
» em dias de espetáculo encerra 30 minutos após o seu início
249 839 309 ou bilheteira@teatrovirginia.com
www.teatrovirginia.com

Agradecemos a V. colaboração na divulgação deste concerto e apresentamos a nossa disponibilidade para mais informações.

Cumprimentos,
Sandra Alexandre

Comunicação, Audiovisuais e Imagem
Divisão de Tecnologias de Informação,
Comunicação e Modernização Administrativa

tlf. 249 839 430 | ext. 3620 | tlm. 96 945 55 53
sandra.alexandre@cm-torresnovas.pt
www.cm-torresnovas.pt
www.teatrovirginia.com
www.facebook.com/municipiodetorresnovas
www.facebook.com/teatrovirginiatorresnovas
www.facebook.com/PiscinasMunicipaisFernandoCunha





fonte Sandra Alexandre - Teatro Virgínia

- - - - -

Teatro Virgínia
Largo José Lopes dos Santos, 2350-686 Torres Novas
t. 249 839 300 / f. 249 839 304
39° 28' 47.49" N 8° 32' 11.01" W

fotografia de abertura, da esq. para a dir. - Frank Möbus, Jim Black e Carlos Bica.
fotografia do Teatro Virgínia do sítio internet Tinta Fresca a quem agradecemos.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Igreja de São Cristóvão: Património em risco [ Lisboa ]


Património a exigir intervenção urgente!


A Igreja de São Cristóvão
Património em risco
[ património ]
Mouraria, Lisboa

- - - - -

fotografia DAQUI

veja aqui o vídeo da notícia: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-10-27-Igreja-de-S.-Cristovao-em-Lisboa-precisa-de-intervencao-urgente

“A Igreja de S. Cristóvão, na Mouraria, em Lisboa, sobreviveu ao terramoto de 1755 mas corre sérios riscos de não sobreviver ao Século XXI. As obras de arte e o próprio edifício precisam de uma intervenção urgente.”

fonte notícia no Jornal da Noite na SIC

- - - - -

Igreja de São Cristovão
Largo de São Cristóvão, 1100-513 Lisboa
t. 21 886 8457
38° 42' 45.94" N 9° 8' 8.47" W

fotografia de abertura - o interior da Igreja de São Cristóvão [ séc. VII / património classificado ] onde se vêem as 35 telas [ séc. VII ] em risco de se perderem, como pode suceder ao próprio edifício - do sítio internet Portal de Turismo e Lazer | Guia da Cidade | Portugal a quem agradecemos.
fotografia da Igreja de São Cristovão do sítio internet Património nacional a quem agradecemos.

Almoço de Natal da Espaço e Memória [ Paço de Arcos ]


É já amanhã! Escolha, inscreva-se e participe.


Almoço de Natal da Espaço e Memória
[ almoço convívio ]
13 Dezembro 2014, 12h30
Restaurante Nova Morada, Paço de Arcos

- - - - -

Entradas
Pão, azeitonas, manteigas, queijo seco, presunto, e salgadinhos

Prato de Peixe - BACALHAU À PRESIDENTE

Prato de Carne - MAMINHA ASSADA NO FORNO COM BATATA ASSADA E COUVE SALTEADA

Sobremesa - SALADA DE FRUTAS; PUDIM

HAVERÁ BOLO REI COM O CAFÉ

A REFEIÇÃO É COMPOSTA POR UM PRATO À ESCOLHA (PEIXE OU CARNE),  SOBREMESA, CAFÉ, ÁGUA,  VINHO BRANCO E TINTO, com um preço único de 20,00 Euros (quem pretender DIETA terá de avisar antecipadamente).


Necessitamos que “espalhem” este evento pelos amigos que não têm email e precisamos das Vossas reservas quanto antes para podermos ter lugares para todos.

Como sempre podem contactar-me directamente por email (preferencial) mas também por telefone (96 243 70 48) ou também para o Gonçalo Ferrão (goncalo.ferrao@espacoememoria.org – 919 987 808) ou Romeu Bragança (romeu.braganca@gmail.com -  918 801 038).

Até breve e sem mais de momento

Aproveitamos este email para Vos desejar uma Festas Felizes.


Os melhores cumprimentos

Rui Lemos
rui.lemos@espacoememoria.org

fonte Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras

- - - - -

Restaurante Nova Morada
Avenida dos Fundadores 59 B, Alto do Mocho - Paço de Arcos
t. 21 441 02 85
38° 42' 18.40" N 9° 17' 51.89" W

fotografia de abertura do sítio internet ultradownloads.com.br a quem agradecemos.
fotografia do Restaurante Nova Morada do Street View do Google Earth

domingo, 7 de dezembro de 2014

Concerto e colóquio «Centenário do nascimento de Sebastião e Silva» [ Oeiras ]



O Matemático, o Pedagogo
José Sebastião e Silva
[ 1914 - 1972 ]
Investigação Científica, Inovação no Ensino
[ concerto coral e colóquio ]
Grupo Coral Viva Voz, Jaime Carvalho e Silva, Brigitte Thudichum,
Rosário Pires e Vitor Barros [ participantes ]
João Santos [ moderador ]
12 e 13 Dezembro 2014
dia 12, 21h00 [ concerto ]  dia 13, 15h00 [ colóquio ] 
Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

- - - - -

Comemorações do centenário de Sebastião e Silva

Participem! Divulguem!

Obg.




fonte Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva

- - - - -

Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ]
Rua do Liceu, 2780-051 Oeiras
t. 214 406 990 / f. 213 516 715
38°41'8.12"N 9°19'3.33"W

fotografia de abertura - pormenor do monumento evocativo de José Sebastião e Silva, colocado no Pátio da Amendoeira da Escola Secundária Sebastião e Silva [ datada 27-06-2009, 13h00 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia da Escola Secundária Sebastião e Silva [ antigo Liceu de Oeiras ] [ datada 27-06-2009, 12h16 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

«400 Anos: Cartuxa de Laveiras» [ Oeiras ]



I Jornadas Espaço e Memória de História e Património
«400 Anos:  Cartuxa de Laveiras»
Do início da construção à actualidade 1614-2014
Evocação Histórica e Artística
[ conferências ]
06 e 07 Dezembro 2014  
Biblioteca Municipal de Oeiras

- - - - -


fonte Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras

- - - - -

Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17, 2780 Oeiras
[ Urbanização Moinho das Antas ]
t. 21 440 63 34/35 / f. 21 440 82 85
geral.bmo@cm-oeiras.pt / website / blogue
38°41'29.76"N 9°18'14.01"W

fotografia de abertura - a  Igreja do Convento da Cartuxa de Laveiras - do sítio internet Freguesia de Caxias a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Oeiras © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.