Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 23 de novembro de 2014

Lançamento de «Gago Coutinho - O Último Grande Aventureiro» de Rui Miguel da Costa Pinto [ Lisboa ]


O autor, Rui Miguel da Costa Pinto, é nosso associado.


«Gago Coutinho - O Último Grande Aventureiro»
[ lançamento editorial ]
Rui Miguel da Costa Pinto [ autor ]
27 Novembro 2014, 18h00
Museu de Marinha, Lisboa

- - - - -

Lançamento da obra
GAGO COUTINHO - O ÚLTIMO GRANDE AVENTUREIRO PORTUGUÊS
de Rui Miguel da Costa Pinto

Museu da Marinha, quinta-feira, 27 de Novembro, às 18h

Apresentação pelo Comandante António Costa Canas
Director do Museu da Marinha e autor do prefácio da obra

Esta obra sai agora ao prelo na sequência da tese de doutoramento apresentada pelo autor


fonte Rui Miguel da Costa Pinto - Sociedade de Geografia de Lisboa

- - - - -


«[Esta obra] parece-me do maior interesse para o conhecimento da história portuguesa, não só no que diz respeito às importantes questões da náutica e dos descobrimentos, mas também ao sentido dessa historiografia e à importância do seu autor no quadro do século XX português. 
Na verdade, Gago Coutinho foi considerado uma “figura nacional” não só pela sua ciência náutica e pela sua historiografia das descobertas marítimas, mas também pela sua significativa acção no domínio da aeronáutica, devido à sua viagem, com Sacadura Cabral, de Lisboa ao Rio de Janeiro, em 1922, ano das comemorações da independência do Brasil.»

Luís Reis Torgal
Professor Catedrático de História da Faculdade
de Letras da Universidade de Coimbra

- - - 

«Esta obra mostra-nos essas facetas menos conhecidas de Gago Coutinho. O autor consultou imensa documentação existente em diversos arquivos de instituições às quais Coutinho esteve ligado ao longo da sua vida. Analisou relatórios, correspondência, recortes de jornais e tudo aquilo que pudesse contribuir para se perceber melhor quem era este Homem que tanta fama adquiriu, mesmo a nível internacional, mas que se manteve sempre querido junto do Povo.»

Comandante António Costa Canas
Director do Museu da Marinha
In «Prefácio»


«Viajei de mochila na Zambézia; atravessei a pé as estradas de areia solta de Marracuene e as de além Cuanza; subi aos altos de Timor e da Angónia como ao Pico de S. Tomé, ouvindo nas sua origem estalar as trovoadas, como ouvi ao longe troar a grande catarata de Ielala, e trombetear os elefantes no banho, e rugir o leão satisfeito, depois de cear. Por entre as ilhas de Cabo Verde naveguei à vela, a vapor e de avião. Também naveguei a vapor, a remos à vela nas duas costas de África, e nos rios Zaire e Zambeze. Deste rio lhe percorri as misteriosas gargantas de Kahoura-Bassa e, até, na sua nascente, de um passo o emboquei. Assisti a festas religiosas na India. Viajei no vapor de Macau para Hong-Kong. 
Vi os complicados canais e rios da Guiné, voando a bordo do maior avião do mundo. Vi saltear povoações e eleger régulos em Timor; 
Vivendo assim, sempre em viagens à aventura.
Adeus, pois, talvez para sempre, areias do Zambeze, onde os lagartos se coram ao sol, como mulheres loiras nas praias dos Lidos. Adeus montes e corais de Moçambique, adeus monções.
Enfim, grato mato da África, o mais provável é que não nos tornemos a ver. Adeus, pois, para sempre, cargas e carregadores. Adeus pretos que me levastes a água ao alto dos montes, com a mesma fidelidade com que lá ficáveis isolados, a apontar-me os heliógrafos. Adeus África Oriental, adeus pangaios que tanto me sugeristes as caravelas. Adeus ares e mares do Oceano Índico, que tão alegremente me queimaram a mocidade.» (Gago Coutinho)


Rui Miguel da Costa Pinto nascido em 1962 é Professor e Formador de Professores. Licenciou-se em História (Variante em História da Arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1986 e fez o curso de mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a Dis­sertação “Sobre a presença dos portugueses na Costa Oriental Africana (1640-1668)”em 1994.
Fez a sua Tese de Doutoramento intitulada «Gago Coutinho (1869-1959), geógrafo e historiador. Uma biografia científica» na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2012.
Publicou livros e dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras e organizou e colaborou em variados colóquios nacionais e internacionais, cujas conferências estão publicadas nas respectivas actas.
É Presidente da Secção de História da Sociedade de Geografia de Lisboa, membro efetivo da Classe de História Marítima da Academia da Marinha,  investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, investigador colaborador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, investigador colaborador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão.

- - - - -

Museu de Marinha
Praça do Império 1400-206 Lisboa
t. 21 362 00 19 / f. 21 363 19 87
38° 41' 49.38" N 9° 12' 29.31" W

fotografia de abertura - Monumento evocativo da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul [ 1922 ] por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, implantado no Largo Almirante Gago Coutinho, em Oeiras [ fotografia datada 17-07-2007, 12h28 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia do Museu de Marinha do sítio internet Historische Schiffsmodelle, Modellbau, Modellschiffe, Standmodelle a quem agradecemos.

Visitas orientadas no MNAA [ Lisboa ]



Visitas orientadas no MNAA
[ visitas ]
Novembro 2014
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

- - - - -





fonte Museu Nacional de Arte Antiga

- - - - -

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
t. 21 391 28 00 / mnaa.depcom@ipmuseus.pt / website
38° 42' 16.17" N 9° 9' 42.78" W

fotografia de abertura - a pintura «Menino Jesus Peregrino» [ séc. XVII ] da pintora Josefa de Óbidos [ 1630 — 1684 ] do sítio internet Clube Raízes | Viagens pela História e pelo Património a quem agradecemos.
fotografia do Museu Nacional de Arte Antiga do sítio internet A Chuva e o Bom Tempo a quem agradecemos.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Exposição «Esculturas no Palácio» [ Oeiras ]


a tempo de ver


«Esculturas no Palácio»
[ exposição de escultura ]
patente até 13 Dezembro 2014
Palácio Marquês de Pombal, Oeiras

- - - - -


Nova exposição no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras


“Esculturas no Palácio” é constituída por obras dos alunos do mestrado em escultura e escultura pública da Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa

A exposição de arte contemporânea “Esculturas no Palácio” está desde sábado e até ao dia 13 de dezembro patente no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

Esta exposição é constituída por obras dos alunos do mestrado em escultura e escultura pública da Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa 2013/15 e tem como objetivo incentivar a produção artística contemporânea e os seus novos valores, assim como dar a conhecer o próprio Palácio do Marquês de Pombal, uma referência do património do concelho.

“Esculturas no Palácio” pode ser visitada de segunda a sábado, do meio-dia às cinco da tarde e a entrada é livre.

fonte Oeiras Digital

- - - - -

Palácio Marquês de Pombal
Largo Marquês de Pombal , 2784-540 Oeiras
t. 214 408 781 / website
38° 41' 33.29" N 9° 18' 52.69" W

fotografia de abertura - uma das peças em exposição - do sítio internet Município de Oeiras a quem agradecemos.
fotografia do Palácio Marquês de Pombal [ fotografia datada 02-09-2006 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

«José de Ribera» [ Lisboa ]


a tempo de ver


«José de Ribera»
São Tiago Maior
[ exposição ]
16 Setembro 2014 a 11 Janeiro 2015
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

- - - - -


fonte Museu Nacional de Arte Antiga

- - - - -

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
t. 21 391 28 00 / mnaa.depcom@ipmuseus.pt / website
38° 42' 16.17" N 9° 9' 42.78" W

fotografia de abertura - a pintura «Santiago el Mayor» [ São Tiago Maior ] [ ca. 1634 ] do pintor tenebrista espanhol José de Ribera [ 12-01-1591 – 1652 ] do sítio internet Wikimedia Commons a quem agradecemos.
fotografia do Museu Nacional de Arte Antiga do sítio internet A Chuva e o Bom Tempo a quem agradecemos.

«Il Celebre Pittore» [ Lisboa ]


a tempo de ver


«Il Celebre Pittore»
Vieira Portuense (Desenhos de Parma)
[ exposição ]
04 Novembro 2014 a a 08 Março 2015
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

- - - - -


fonte Museu Nacional de Arte Antiga

- - - - -

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
t. 21 391 28 00 / mnaa.depcom@ipmuseus.pt / website
38° 42' 16.17" N 9° 9' 42.78" W

fotografia de abertura - um desenho de Vieira Portuense [ Porto, 13-05-1765 - Funchal, 02-05-1805 ] [ legenda original: Vieira Portuense (1765-1805) Modelo Masculino, 1792 Desenho a lápis sobre papel, 53 x 40 cm N. Inv. 98.1.9 ] do sítio internet Museu - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a quem agradecemos.
fotografia do Museu Nacional de Arte Antiga do sítio internet A Chuva e o Bom Tempo a quem agradecemos.

«Splendor et Gloria» [ Lisboa ]


a tempo de ver


«Splendor et Gloria»
Cinco Jóias Setecentistad de Excepção
[ exposição ]
24 Setembro 2014 a 04 Janeiro 2015
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

- - - - -


fonte Museu Nacional de Arte Antiga

- - - - -

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa
t. 21 391 28 00 / mnaa.depcom@ipmuseus.pt / website
38° 42' 16.17" N 9° 9' 42.78" W

fotografia de abertura - pormenor do Resplendor do Senhor Santo Cristo dos Milagres [ legenda original: Resplendor do Senhor Santo Cristo dos Milagres (porm) Mateus Vicente de Oliveira (atrib.) e Adão Gottlieb Pollet Lisboa, 1777-1786 Convento da Esperança, Ponta Delgada / Diocese de Angra do Heroísmo ©Laboratório José de Figueiredo/Luís Piorro ] do sítio internet DGPC | Direcção Geral do Património Cultural a quem agradecemos.
fotografia do Museu Nacional de Arte Antiga do sítio internet A Chuva e o Bom Tempo a quem agradecemos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Concertos «Paulo Gonzo Duetos» [ Lisboa e Guimarães ]



«Paulo Gonzo Duetos»
[ concertos de música ]
Paulo Gonzo [ artista ]
Meo Arena, Lisboa [ 14-11-2014 ]
Pavilhão Multiusos, Guimarães [ 15-11-2014 ]

- - - - -


fonte anúncio na televisão

- - - - -

Meo Arena / Pavilhão Atlântico
Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa
t. 218 918 471
autocarros: 5, 10, 19, 21, 25, 28, 44, 50, 68, 208, 210
metro: Oriente / comboio:Oriente
38° 46' 6.20" N 9° 5' 38.16" W

Pavilhão Multiusos
Alameda Cidade de Lisboa, 4810-214 Guimarães
t. 253 520 309
41° 26' 6.84" N 8° 18' 22.36" W

fotografia de abertura - capa do álbum «Paulo Gonzo Duetos» - do sítio internet MEO Music a quem agradecemos.
fotografia do Meo Arena do sítio internet Made In Portugal a quem agradecemos.
fotografia do Pavilhão Multiusos de Guimarães do sítio internet zerozero.pt :: Porque tods os jogos começam assim... a quem agradecemos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mostra «Jóias da Carreira da Índia» [ Lisboa ]



«Jóias da Carreira da Índia»
[ mostra de joalharia ]
13 Novembro 2014 a 26 Abril 2015
Museu do Oriente, Lisboa

- - - - -


JÓIAS DA CARREIRA DA ÍNDIA
As especiarias não foram os únicos tesouros cobiçados pelos Portugueses na Ásia. Gemas preciosas e jóias cativaram, desde logo, os primeiros aventureiros a desembarcarem das naus. Uma mostra de valiosas peças de ouro e prata, trabalhadas e enriquecidas com gemas e esmaltes de cores vibrantes.
13 Novembro a 26 Abril 2015
Ver mais

fonte Museu do Oriente

- - - - -

Museu do Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) 1350-352 Lisboa
t. 21 358 52 00 / info@foriente.pt / website
autocarros - 12, 28 , 714, 738, 742 / eléctricos - 15E, 18E
comboios - Linha de Cascais [ estação de Alcântara ], Linha da Azambuja [ Alcântara-Terra ]
38º 42' 09 N 9º 10' 20 W

fotografia de abertura do sítio internet PINN - Portuguese Independent News Network a quem agradecemos.
fotografia do Museu do Oriente do sítio internet Museu Fundação Oriente a quem agradecemos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

«Um Outono a 4 Vozes» [ Porto ]



«Um Outono a 4 Vozes»
Adriano, Sérgio, Zeca, Zé Mário - 1971
[ tertúlia musical ]
Paulo Esperança [ apresentação ]
José Luís Guimarães [ música ]
14 Novembro 2014, 20h30
sede da AJA-Norte, Porto

- - - - -


Notícias da AJA

Na AJA norte

No Outono de 1971 foram publicadas quatro das principais obras da Música Portuguesa.
“Gente d´Aqui e d`Agora” (Adriano Correia de Oliveira), “Romance de Um Dia na Estrada”, depois integrado no álbum “Os Sobreviventes”, (Sérgio Godinho), “Cantigas do Maio” (José Afonso) e “Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades” (José Mário Branco).
É destas obras e de outras da mesma época que iremos falar…e ouvir algumas coisas.

Porque nesse mesmo ano saíram à luz do dia, também, o EP “Dulcineia” e o álbum “Manuel Freire” (Manuel Freire) e “La Poésie Portugaise de nos Jours et de Toujours 3 de Luís Cília, a noite será de celebração.

ATENÇÃO: Inscrições limitadas.

fonte AJA, Associação José Afonso via Miguel Carvalho via Álvaro José Ferreira - Amigos do LUGAR AO SUL

- - - - -

AJA-Norte
Rua do Bonjardim 635 1º Tras. 4000-028 Porto
t. 91 771 19 64
41° 9' 13.93" N 8° 36' 28.36" W

fotografia de abertura - capas dos álbuns mencionados, editados em 1971: «Gente de Aqui e de Agora» do sítio internet osreformados.com a quem agradecemos; «Romance de Um Dia na Estrada» do sítio internet Anúncios grátis em Caldas da Rainha a quem agradecemos; «Cantigas do Maio» do sítio internet Alice Maravilhas a quem agradecemos; «Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades» do sítio internet MEO Music a quem agradecemos [ montagem da nossa responsabilidade ]
fotografia da AJA-Norte do Google Earth

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Investigadores descobrem âncoras romanas no fundo do mar em Carcavelos



Investigadores descobrem âncoras romanas
no fundo do mar em Carcavelos
[ arqueologia subaquática ]
Carcavelos

- - - - -


fonte
Vitor Fernandes

- - - - -

Investigadores descobrem âncoras romanas no fundo do mar em Carcavelos

© Nigel Roddis / Reuters
(Arquivo)

Uma equipa de arqueólogos subaquáticos encontrou, entre 2012 e 2013, vários vestígios romanos no fundo do mar em Carcavelos, concelho de Cascais, entre os quais vários tipos de âncora dessa época, foi esta sexta-feira anunciado.

Os resultados, apresentados esta tarde no Museu do Mar Rei D. Carlos, foram obtidos no âmbito do projeto de elaboração da Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais, desenvolvida pela câmara e pelo Centro de História d'Aquém e d'Além Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o investigador Jorge Freire explicou que a sondagem arqueológica feita em 2012 e 2013, entre São Julião da Barra (Oeiras) e Carcavelos, permitiu "reforçar a presença de vestígios romanos no fundo do mar".

"Encontrámos vários tipos de âncora e outros elementos de navegações, provenientes de naufrágios, que remontam ao período romano, mas claro que há outros mais recentes", explicou.

Jorge Freire explicou que a primeira intervenção feita em São Julião da Barra ocorreu há 15 anos e, agora, foi possível retomar a sondagem arqueológica e descobrir novos vestígios.

O projeto da Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais prevê uma investigação subaquática ao longo de cerca de 30 quilómetros de extensão, entre São Julião da Barra e o Cabo da Roca (Sintra).

Além da zona de Carcavelos, já foi investigado o fundo do mar entre a Baía de Cascais e a Guia. Por explorar está ainda a zona entre a Baía de Cascais e o Cabo da Roca.

Âncoras, canhões, material de navegação e mobiliário de bordo são a maioria dos vestígios encontrados, provenientes de possíveis naufrágios.

"A costa de Cascais é bastante rica em canhões e isso explica-se por ser o canal principal de entrada em Lisboa", acrescentou Jorge Freire.

Depois de a equipa de mergulhadores detetar os vestígios, contou o investigador, é feita uma avaliação por peritos arqueológicos, que conseguem determinar a sua época e, por conseguinte, o seu valor cultural.

"Algumas peças em perigo são retiradas do mar e recuperadas, mas a intenção maior é manter os vestígios onde estão e enriquecer o fundo do mar para fins turísticos, porque há cada vez mais pessoas a fazer mergulho", acrescentou também o investigador António Fialho.

O projeto, em curso desde 2009, visa a recolha de dados históricos e arqueológicos e a intervenção sobre sítios e achados já referenciados.

Lusa

fonte SIC Notícias

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Diário Digital a quem agradecemos.

Artigo «Origin of Mysterious Portuguese Mathematical and Geographical Tiles Revealed» por Jennifer Frazer



Origin of Mysterious Portuguese Mathematical
and Geographical Tiles Revealed
[ arqueologia ]
Coimbra

- - - - -


fonte Vitor Rafael Sousa no grupo do Facebook PATRIMÓNIO HISTÓRICO-ARQUEOLÓGICO PORTUGUÊS NO MUNDO

- - - - -



estas 3 fotografias são do artigo mencionado.

leia o artigo «Origin of Mysterious Portuguese Mathematical and Geographical Tiles Revealed»  AQUI

sobre a Expulsão dos jesuítas de Portugal leia AQUI

sobre Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal e conde de Oeiras, leia AQUI

imagem de abertura do sítio internet Meu blog favorito a quem agradecemos.

domingo, 9 de novembro de 2014

Lady Gaga dá concerto em Lisboa



Lady Gaga dá concerto em Lisboa
[ concerto de música ]
Lady Gaga [ cantora ]
10 Novembro 2014, 21h00
Meo Arena, Lisboa

- - - - -

Meo Arena / Pavilhão Atlântico
Rossio dos Olivais, lote 2.13.01A, Parque das Nações, 1990-231 Lisboa
t. 218 918 471
autocarros: 5, 10, 19, 21, 25, 28, 44, 50, 68, 208, 210
metro: Oriente / comboio:Oriente
38° 46' 6.20" N 9° 5' 38.16" W

fotografia de abertura - Lady Gaga durante um concerto - do sítio internet 
GAGA UHQ GALLERY a quem agradecemos.
fotografia do Meo Arena do sítio internet Made In Portugal a quem agradecemos.

sábado, 8 de novembro de 2014

Dia Europeu do Enoturismo [ Oeiras e Bucelas ]



Dia Europeu do Enoturismo
[ visitas guiadas ]
09 Novembro 2014, 09h00 às 17h00
Oeiras e Bucelas

- - - - -


fonte Ana Paula Migalhada - Câmara Municipal de Oeiras

- - - - -

Núcleo museológico Luis Serra
[ Grupo Musical e Recreativo da Bemposta ]
Rua da Capela, 1, Bemposta, 2670-631, Bucelas
t./f. 21 969 40 39 / geral@gmrbemposta.com
38° 54' 37.71" N 9° 7' 45.80" W

Restaurante Quinta do Chão do Prado
Rua Almirante Gago Coutinho, 155, 2670-630 Bucelas
t. 93 645 72 59 / Chao.do.Prado.Restaurante@gmail.com
38° 54' 27.77" N 9° 6' 40.94" W

fotografia de abertura do sítio internet idealista.pt - Moradias e apartamentos, arrendamentos e venda, anúncios gratuitos a quem agradecemos.
fotografia do Núcleo museológico Luis Serra / Grupo Musical e Recreativo da Bemposta do Google Earth
fotografia do Restaurante Quinta do Chão do Prado do sítio internet Chão do Prado - Restaurante a quem agradecemos.