Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 26 de abril de 2014

Concerto «Aurea em concerto acústico» [ Caldas da Rainha ]



«Aurea em concerto acústico»
[ concerto ]
Aurea [ voz ] Ricardo Ferreira [ guitarra / direcção musical ] Bruno Duro [ baixo ]
Miguel Casais [ bateria ] Elton Ribeiro [ piano ] Elmano Coelho [ saxofone ]
26 Abril 2014, 21h30
Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha

- - - - -

26 AbrilSábado
| 21h 30 |

AUREA em concerto acústico


imagem - Concerto «Aurea em concerto acústico» [ Caldas da Rainha ] selo

Neste formato, Aurea partilhará o palco com alguns dos seus músicos habituais.

Novo alinhamento, nova imagem, novo formato, mas sempre … sempre com o mesmo SOUL!

E em retrospectiva, regressamos a Novembro 2012, data que ficou marcada com a edição do seu último álbum ‘SOUL NOTES’, e que veio definir tudo o que aconteceu durante 2013. AUREA percorreu o país e o mundo, com o seu novo espectáculo SOUL NOTES, tendo mesmo actuado no Rock In Rio Brasil, em Setembro último.

O público brasileiro não ficou indiferente à performance da artista, e foram imensas as mensagens de carinho recebidas. (...)

>Continue a leitura

fonte Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha

- - - - -

Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha
Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, 2500-227 Caldas da Rainha
t. 262 094 081 / 262 889 650
39° 24' 21.43" N 9° 7' 55.72" W

fotografia de abertura - a cantora Aurea Sousa [ mais conhecida apenas por Aurea ] [ Santiago do Cacém, 07-09-1987 ] do sítio internet Cotonete - Música e Rádios Online a quem agradecemos.
fotografia do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha do sítio internet Wikipédia [ autor: Carlos Luis M C da Cruz ] a quem agradecemos.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

«Mensagem da Associação 25 de Abril»



«Mensagem da Associação 25 de Abril»
[ efeméride / política ]
Portugal

- - - - -

Mensagem da Associação 25 de Abril - 25 de Abril de 2014
Mensagem da Associação 25 de Abril

MENSAGEM

Passados 40 anos depois da madrugada que deu origem a “o dia inicial inteiro e limpo/onde emergimos da noite e do silêncio/e livres habitamos a substância do tempo” qual o tempo que hoje nos é dado?

Cada dia que passa, assistimos à destruição do positivo que foi construído, em resultado da acção libertadora de há 40 anos!

O país está vendido, em grande parte e a pataco, ao estrangeiro!

A emigração de muitos portugueses consuma-se, levando consigo muito do saber e da capacidade indispensáveis à desejada recuperação de Portugal!

Os roubos permanentes a que os portugueses são sujeitos, da parte dos que deviam protegê-los e prover pelo seu bem-estar estão a destruir a esperança no futuro!

A ausência de uma justiça igual para todos provoca o descrédito do que deveria ser um Estado de Direito!
Os detentores do poder assumem-se, cada vez mais, como herdeiros dos vencidos em 25 de Abril de 1974!
As desigualdades, consumadas no aumento do enriquecimento dos que já têm tudo e no cada vez maior empobrecimento dos mais desfavorecidos, transforma a nossa sociedade num barril de pólvora que apenas será sustentável numa nova ditadura opressiva, com o desaparecimento das mais elementares liberdades.
O medo, pelo futuro, cada vez mais, propaga-se em variados sectores da sociedade!

Como há já alguns anos, manifestamos a nossa indignação face aos acontecimentos que se estão vivendo em Portugal e configuram, sem a menor dúvida, um enorme e muito grave descrédito dos representantes políticos, um logro à confiança dos cidadãos e um desprestígio para o nosso País.

A Democracia baseia-se num pacto social, onde os cidadãos elegem os que consideram os mais indicados para gerir os assuntos públicos e para os representar durante um período de tempo previamente acordado.
A Democracia não é, nem pode ser jamais, a concessão a uns quantos de uma patente de pilhagem para se enriquecerem durante quatro anos ou mais!

A Democracia tem o seu fundamento na confiança que os representados têm nos seus representantes e na lealdade destes perante quem os elegeu.

Quando essa confiança é traída e essa lealdade desaparece, o prestígio e a legitimidade moral da classe política desmoronam-se e o cimento da Democracia apodrece.

Tudo isto tem-se agravado, cada ano que passa.

Porque continuamos a considerar que a antecâmara do totalitarismo surge quando num Estado de Direito a classe política perde o seu prestígio, porque se transforma numa espécie de casta que deixa de servir os interesses de todos para servir apenas os seus próprios interesses.

E, porque queremos lutar pela manutenção da Democracia, que apenas será viável pela reafirmação dos valores de Abril, proclamamos a imperiosa necessidade de:

Assunção de um compromisso nacional na defesa e manutenção do Estado Social que legitimamente satisfaça as necessidades básicas, erradique a pobreza “vergonha de nós todos”, e abra um caminho de esperança e de luz para o sector mais desprotegido da sociedade portuguesa que lhe possibilite o acesso à formação, educação e emprego.

Assunção de um compromisso nacional para a promoção de um duradouro programa de educação e investigação científica, para qualificação dos jovens nas áreas fundamentais da globalização.

Assunção de um compromisso nacional para a promoção de um programa duradouro do sistema judicial, de forma a tornar a justiça mais célere e mais próxima dos cidadãos, sem descriminação entre pobres e ricos.

Assunção de um compromisso nacional duradouro de um programa de emprego agregador e integrador dos vários saberes e competências acumuladas, que incentive o regresso de milhares de “cérebros” forçados à emigração, que incorpore jovens licenciados, agregue adequados programas de formação para jovens que abandonaram os estudos, e para trabalhadores activos que necessitem actualizar e melhorar saberes e competências.

Assunção de um compromisso nacional e duradouro de um programa de desenvolvimento económico sustentável à adopção dos objectivos enunciados para a manutenção do Estado Social e dos programas de educação, justiça e emprego.

O governo e a cobertura que lhe é dada pelo Presidente da República protagonizam os fautores do “estado a que isto chegou” razão pela qual não serão eles a quem possa continuar a confiar-se os destinos de Portugal.
Torna-se, por isso, urgente uma ampla mobilização nacional para sermos capazes de aproveitando as armas da Democracia mostrar aos responsáveis pelo “estado a que isto chegou” um cartão vermelho, que os expulse de campo!

Temos de ser capazes de expulsar os “vendilhões do templo”!

Os desmandos e a tragédia da actual governação não podem continuar!

Igualmente, temos de ser capazes de retornar às Presidências de boa memória de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio!

O 25 de Abril foi libertação e festa, passou por participação e desenvolvimento, mas passou também por retrocesso e desilusão, fruto da corrupção e esbanjamento.

Hoje sofre revanchismo, roubo e destruição.

Que se consubstancia em despudorados ataques à saúde pública, à educação, à segurança social, ao direito ao trabalho, ao direito a uma velhice sossegada, e aponta para o fim das liberdades, da soberania e da democracia.
Temos de ser capazes de ultrapassar os sectarismos, temos de ter a capacidade de, contrariamente ao que normalmente acontece, e reconhecer o inimigo comum, mesmo antes de sermos totalmente derrotados.
Vencendo o conformismo, temos de ser capazes de resistir de novo, reconquistar as utopias, arriscar a rebeldia e renovar a esperança!

Recolocados os valores da madrugada libertadora, nessa altura, vencido o medo, poderemos então retomar a esperança de continuar a construir Abril!

Viva Portugal!
Viva o 25 de Abril!

25 de Abril de Abril de 2014


--

MC

fonte Miguel Carvalho via Álvaro José Ferreira - Amigos do LUGAR AO SUL

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Um breve olhar a quem agradecemos.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Teatro de marionetas «Uma nova maneira de contar Abril» [ Paço de Arcos ]



Uma nova maneira de contar Abril
[ teatro de marionetas ]
25 Abril 2014, 17h00
Teatro Nova Morada, Paço de Arcos

- - - - -

O Teatro Nova Morada tem a honra de convidar V. Exa. para a estreia de "Uma nova maneira de contar Abril”. Teatro de marionetas para toda a família.

O Director do Teatro
Armando Vieira


fonte Armando Vieira - Teatro Nova Morada

- - - - -

Teatro Nova Morada
Avenida dos Fundadores, 59-A S/C, 2770- 072 Paço de Arcos
t. 21 446 17 80 / tlm. 96 808 35 11
38° 42' 18.29" N 9° 17' 51.80" W

fotografia de abertura do sítio internet Krónikas Tugas - Blog de Bem Saber e Mal Dizer a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Nova Morada do Street View do Google Earth

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Teatro-Recital «Florbela Espanca: Poemas Inéditos & ‘A Hora que Passa’» [ Cascais ]



120.º Aniversário do Nascimento de Florbela Espanca
«Florbela Espanca: Poemas Inéditos
& ‘A Hora que Passa’
[ teatro-recital ]
Grupo de Poesia Florbela Espanca [ Nova Acrópole ] e Lorenna Mesquita [ Srta. Lô Produções ]
José Carlos Fernández e Severina Gonçalves [ participantes ]
27 Abril 2014, 16h00
Casa das Histórias Paula Rego, Cascais

- - - - -


Teatro-Recital

Florbela Espanca: Poemas Inéditos & ‘A Hora que Passa’

Casa das Histórias Paula Rego | Cascais

Domingo, 27 de Abril, às 16h00

Encontro luso-brasileiro de cultura a abrir as comemorações do 120º Aniversário do nascimento de Florbela Espanca

Por Grupo de Poesia Florbela Espanca (Nova Acrópole)
e Lorenna Mesquita (Srta. Lô Produções) 


Lembrando os encontros entre artistas lusos e brasileiros que na década de 20 (século XX) animavam a noite lisboeta, em saraus de poesia, música e dança, nos quais Florbela d’Alma Espanca recitou e múltiplas vezes marcou presença, a Nova Acrópole em parceria com Srta. Lô Produções e a Casa das Histórias – Paula Rego, apresenta a primeira grande Actividade Comemorativa dos 120 anos do nascimento da poetisa calipolense.

A sessão iniciar-se-á com a interpretação teatral de «A Hora que Passa», baseada no Diário e Correspondência “viva” da poetisa, em monólogo, pela reconhecida actriz brasileira Lorenna Mesquita, em digressão pelo nosso país.

Segue-se o recital, pelo Grupo de Poesia Florbela Espanca da Nova Acrópole, dos seis sonetos inéditos, apresentados pela primeira, e única vez até esta data, em sessão comemorativa, em Dez./2013.

Juntam-se os autores José Carlos Fernández e Severina Gonçalves para o lançamento da obra «Inéditos: Os Últimos Poemas de Florbela Espanca» (edições Nova Acrópole), que nos falarão da sua arte poética e da descoberta destas seis últimas criações.

Encerrar-se-á por certo com momentos de diálogo, entre autores, especialistas, actriz, declamadoras, entre outros.

Convidam-se todos os interessados. A Poesia faz soar…

A entrada tem uma participação de cinco euros.

- - - - - - - - - - - -




Nova Acrópole Oeiras-Cascais
Tel. 963 925 758
Email oeiras-cascais@nova-acropole.pt
Web site: www.nova-acropole.pt/oeiras-cascais
Siga-nos no Facebook

fonte - o nosso associado e historiador de História local Jorge Miranda

- - - - -

Casa das Histórias de Paula Rego
Avenida da República, 300, 2750-475 Cascais
t. 21 482 69 70 / info@casadashistorias.com / website
38° 41' 42.08" N 9° 25' 26.88" W

fotografia de abertura - um retrato da poetisa Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, conhecida como Florbela Espanca [ Vila Viçosa, 08-12-1894 — Matosinhos, 08-12-1930 ] do sítio internet Raspas [ passe seu conhecimento adiante a quem agradecemos.
fotografia da Casa das Histórias de Paula Rego do sítio internet Queridas Bibliotecas a quem agradecemos.

Passeio de barco no rio Tejo «Ao Sabor da Maré» [ Rio Tejo ]



«Ao Sabor da Maré»
[ passeio fluvial ]
27 Abril ou 12 Julho 2014, 14h00 às 16h30
Cais de Escaroupim - Salvaterra de Magos [ embarque ]
Rio Tejo

- - - - -

AO SABOR DA MARÉ – passeio de barco no rio Tejo
27 Abril ou 12 de Julho


A LPN agradece a divulgação das suas atividades!

*****************************************************************************************
LPN-Liga para a Protecção da Natureza
Contribuinte n.º/VAT Number: 501 604 693
Sede Nacional/Main Office 
Estrada do Calhariz de Benfica, 187 
1500-124 Lisboa 
Portugal
Telefone/Phone: +351-21 778 00 97
+351-21 774 01 55
+351-21 774 01 76

Telemóvel/Mobile Phone: + 351 964 656 033
Fax: +351-21 778 32 08
Endereço electrónico/E-mail address: lpn.natureza [arroba] lpn.pt
Página electrónica/Webpage: www.lpn.pt








A LPN recebeu o Prémio Dryland Champion Portugal 2013

fonte LPN, Liga para a Protecção da Natureza

- - - - -

Cais do Escaroupim
Largo dos Avieiros, Escaroupim 2120 Salvaterra de Magos
geral@cm-salvaterrademagos.pt [ CM Salvaterra de Magos ]
website [ CM Salvaterra de Magos ]
39° 4' 1.41" N 8° 45' 27.77" W

fotografia de abertura - vista aérea do Rio Tejo com a aldeia avieira de Escaroupim no centro da fotografia - do sítio internet Bing Maps
fotografia do Cais do Escaroupim do sítio internet Rio-a-Dentro | Ecoturismo e Passeios de Natureza no Rio Tejo a quem agradecemos.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Um tesouro escondido no Mediterrâneo: Man-rocks



Um tesouro escondido
no Mediterrâneo: Man-rocks
[ arqueologia ]
Şeytan Deresi Valley, Mersin, Turquia

- - - - -

A hidden treasure in the Mediterranean: The 'Man rocks'
After +Pierre-Emmanuel Lenfant on FB

The Adam Kayalar (man-rocks), located on the sheer slopes of the Şeytan Deresi Valley in the southern province of Mersin, often take visitors by surprise with their large-scale human reliefs, which are estimated to have been made between the first century B.C. and the second century A.D.

More: http://www.hurriyetdailynews.com/a-hidden-treasure-in-the-mediterranean-the-man-rocks.aspx?pageID=238&nID=65128&NewsCatID=375

Photo: The reliefs on the rocks are thought to have been made over the course of around 250 years. AA photos


fonte CARAA - Centre d'Analyses et de Recherche en Art et Archéologie - no Google+

- - - - -

fotografia de abertura - um pormenor do sítio arqueológico - do sítio internet Panoramio - Photos of the World [ autor - Halil Bil ] a quem agradecemos.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vinho de Carcavelos da marca "Conde de Oeiras" condenado a mudar a designação [ Oeiras ]



Vinho de Carcavelos da marca "Conde de Oeiras"
condenado a mudar a designação
[ vitivinicultura ]
Oeiras

- - - - -


fonte - o nosso associado e amigo Jorge Miranda

- - - - -

fotografia de abertura - uma garrafa do afamado vinho Conde de Oeiras, esta da colheita 2012 - do sítio internet Câmara Municipal de Oeiras a quem agradecemos.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Exposição «Na Rota do Progresso: a indústria naval em Almada» [ Almada ]



Na Rota do Progresso:
a indústria naval em Almada
[ exposição ]
exposição permanente
Museu Naval, Almada

- - - - -


Exposição Permanente

Na Rota do Progresso: a indústria naval em Almada

Faça uma visita virtual panorâmica à exposição central do Museu Naval no antigo armazém de moldes da Companhia Portuguesa de Pesca.
+

fonte Câmara Municipal de Almada

- - - - -

Museu Naval
Olho de Boi, 2800-205 Almada
t 21  272 49 80 / 21 272 49 82 / f. 21 272 49 89
38° 41' 1.43" N 9° 9' 41.79" W

fotografia de abertura - um navio em construção numa doca seca [ legenda original: Doca seca para construção naval. ] do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia do Museu Naval do sítio internet Lifecooler a quem agradecemos.

Descoberta estátua da princesa egípcia Iset com 3500 anos [ Luxor ]



Descoberta estátua da princesa
egípcia Iset com 3500 anos
[ arqueologia ]
Luxor, Egipto

- - - - -

Descoberta estátua egípcia com 3500 anos

Arqueólogos egípcios e europeus descobriram a estátua de uma das filhas do faraó Amenhotep III, com quase 3500 anos, na cidade monumental de Luxor. 

Uma equipa que trabalhava em Luxor descobriu a estátua da princesa Iset, com 170 centímetros de altura e 52 centímetros de diâmetro, durante a renovação do mausoléu de Amenhotep III, na margem ocidental da cidade, referiu o ministro das Antiguidades, Mohamed Ibrahim, num comunicado.

Fonte: JN

Artigo completo

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - a Estátua da princesa Iset, agora descoberta [ foto AFP / legenda original: Estátua da princesa Iset ] do sítio internet Jornal de Notícias a quem agradecemos.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Outro par de estátuas do faraó Amenhotep III descoberto por arqueólogos [ Egipto ]



Outro par de estátuas do faraó Amenhotep III
descoberto por arqueólogos
[ arqueologia ]
Luxor, Egipto

- - - - -

Arqueólogos descobrem outro par de estátuas do faraó Amenhotep III

Uma equipa de arqueólogos anunciou a descoberta de um novo par de estátuas gigantes do faraó Amenhotep III, na cidade de Luxor, Egipto.

As esculturas, feitas de Quartzito vermelho, juntam-se assim ao famoso par de estátuas que atrai regularmente turistas de todo o mundo.

O templo é conhecido pelos seus colossos de Memnon, com 3.400 anos, duas estátuas de Amenhotep III, cujo reinado marcou o apogeu político e cultural daquela antiga civilização, segundo os especialistas.

As «novas» estátuas foram encontradas onde terá sido o local funerário original do histórico líder, na margem Oeste do Nilo.

Fonte: Diário Digital

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de  abertura - cabeça colossal em granito de Amenhotep III [ British Museum ] do sítio internet Wikipedia a quem agradecemos.

Nova espécie de dinossauro encontrado em Portugal é o maior predador terrestre da Europa



Nova espécie de dinossauro encontrado em Portugal
é o maior predador terrestre da Europa
[ paleontologia ]
Portugal

- - - - -

Nova espécie de dinossauro encontrado em Portugal é o maior predador terrestre da Europa


Uma nova espécie de dinossauro descoberta em Portugal é o maior dinossauro carnívoro do Jurássico e do maior predador terrestre descoberto na Europa, indica estudo de paleontólogos da FCT-Universidade Nova de Lisboa. Torvosaurus gurneyi, um primo distante do Tyrannosaurus rex, estava no auge da cadeia alimentar na Península Ibérica 150 milhões de anos.

Material pertencente a este dinossauro foi descoberto 70 km ao norte de Lisboa e pensado para ser Torvosaurus tanneri , uma espécie da América do Norte . Primeiro foi encontrado um osso da perna, posteriormente, noutro local, um maxilar superior, dentes, e uma vértebra da cauda por um amador e doado ao Museu da Lourinhã. O dinossauro foi estimado atingir dez metros de comprimento e peso de quatro a cinco toneladas.
"Este não é o maior dinossauro predador pois o Tyrannosaurus , Carcharodontosaurus e Giganotosaurus do Cretácico eram maiores", disse Christophe Hendrickx da Universidade Nova de Lisboa, e primeiro autor do estudo. "Com um crânio de 115 cm, Torvosaurus gurneyi foi, porém, o maior carnívoro terrestre nesta época, o Jurássico, e um predador ativo que caçavam outros grandes dinossauros como evidenciado pelos dentes forma de lâmina até dez centímetros "

O novo dinossauro é a segunda espécie de Torvosaurus a ser conhecida e é o equivalente europeu de Torvosaurus tanneri da América do Norte. Ambas as espécies foram descobertos em rochas da mesma idade geológica e viviam em ambientes semelhantes dominados por dinossauros.

Christophe Hendrickx e Octávio Mateus

"A fauna do que é hoje Portugal foi extremamente diversificada no final do Jurássico", disse Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, e co-autor do estudo. "Esta nova espécie de dinossauro carnívoro vem aumentar um pouco mais a diversidade de dinossauros de Portugal. E mostra que estava em prática um mecanismo de especiação que ocorreu durante o Jurássico, quando o Atlântico já estava bem formado e a Europa era um arquipélago", adianta Mateus.

O nome gurneyi homenageia os ilustradores de dinossauro, nomeadamente o artista James Gurney, criador e ilustrador da série de livros Dinotopia que fascinou Hendrickx. "Sempre admirei a reconstrução deste mundo utópico , onde dinossauros e humanos vivem juntos , ele também é um excelente artista e pedagogo".

Torvosaurus gurneyi pertence aos terópodes, um grupo de dinossauros bípedes que deram origem às aves. Embriões de dinossauros descritos recentemente de Portugal também são atribuídas às novas espécies de Torvosaurus.

A descrição detalhada, em que a espécie recebe o seu nome científico, foi publicado na revista PLoS ONE.

fonte Ciência Hoje

- - - - -

fotografia de abertura do sítio internet Museu da Lourinhã a quem agradecemos.

Arqueólogos tentam provar que Buda nasceu no séc. VI AC [ Nepal ]



Arqueólogos tentam provar que Buda
nasceu no séc. VI AC
[ arqueologia ]
Nepal

- - - - -

Arqueólogos tentam provar que Buda nasceu no séc. VI AC


Um grupo de arqueólogos nepaleses e britânicos está a tentar confirmar a tese de que o nascimento de Buda deu-se no século VI antes de Cristo, e não no século seguinte.

Os trabalhos desenrolam-se na zona de Lumbini, no sul do Nepal, onde no ano passado foi descoberto um local de culto budista que data do século VI antes de Cristo, quando antes se dava como certo que o nascimento do «Iluminado» se tinha dado no século seguinte.

«A descoberta do ano passado encorajou-nos a continuar a escavar na mesma zona», explicou à agência espanhola Efe o perito arqueológico nepalês Kosh Prasad Acharya, acrescentando que «junto a inscrições localizadas no Sri Lanka, a descoberta do ano passado permite apontar que Buda nasceu no ano 623 AC, quando o Ocidente considerava provado que o ano do seu nascimento tinha acontecido no século V da era cristã».

Fonte: Diário Digital com Lusa

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - duas imagens comparativas dos Budas de Bamiyan antes e depois de destruídos pelo governo fundamentalista taliban [ legenda original: Taller Buddha in 1963 and in 2008 after destruction ] do sítio internet Wikipedia a quem agradecemos.

Arqueólogos descobrem um complexo funerário no sul do México


esta notícia já não é nova mas é muitíssimo interessante, e assim achámos por bem publicar.


Arqueólogos descobrem um complexo funerário
no sul do México
[ arqueologia ]
Atzompa, México

- - - - -

Complexo funerário é achado por arqueólogos no sul do México

Três câmara mortuárias foram descobertas no sítio de Atzompa.
Local tem mais de 1.100 anos e tumbas verticais não estavam enterradas.


Do G1, com informações da Reuters

Um complexo funerário formado por três câmara mortuárias foi encontrado no sítio arqueológico pré-hispânico de Atzompa, no estado mexicano de Oaxaca, sul do país. Os achados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) mexicano.

Complexo funerário é descoberto em Atzompa, sul do México, por grupo de arqueólogos (Foto: INAH/Reuters)

O local tem mais de 1.100 anos e está situado em uma edificação construída exclusivamente para armazenar tumbas, que estão dispostas verticalmente umas sobre as outras e, ao contrário do que havia sido identificado até agora, não são subterrâneas.

Arqueólogos trabalham na entrada de uma das câmaras mortuárias achadas no México (Foto: INAH/Reuters)

Na foto abaixo, o local onde o complexo foi descoberto é visto por fora.

Complexo funerário em sítio arqueológico de Atzompa abriga três câmaras mortuárias (Foto: INAH/Reuters)

fonte G1 - O portal de notícias da Globo

- - - - -

fotografia de abertura - O arqueólogo Eduardo García mostra a descoberta - do sítio internet Bienvenidos al INAH a quem agradecemos.