Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

5.º Aniversário deste blogue



5.º Aniversário deste blogue
[ aniversário ]
Blogosfera, Internet

- - - - -

Em 30-12-2009 comemorámos o nosso primeiro ano de existência aqui: 
um ano de blogue Espaço e Memória, em 30-12-2010 comemorámos o segundo ano aqui: 2.º Aniversário do nosso blogue, em 30-12-2011 comemorámos o terceiro ano aqui: 3.º Aniversário do nosso blogue, e em 30-12-2012 comemorámos o quarto ano aqui: 4.º Aniversário do nosso blogue

Passado que é mais um ano, eis chegado o nosso 5.º aniversário!

Foi uma caminhada longa, não desprovida de percalços e dificuldades, mas feita com perseverança e sempre com a grande convicção de estarmos a fazer um trabalho merecedor do interesse e apreço dos nossos amigos, visitantes e subscritores.
A atestá-lo está o constante aumento do número de visitas e de subscritores, assim como as mensagens de apreço, agradecimento e incentivo, que nos chegam da parte deles.

Este ano vimos também, e uma vez mais, alargado o número de contribuintes, num esforço no sentido de diversificar ainda mais as temáticas e o estilo do blogue, alargando o seu âmbito, mantendo-nos sempre fiéis, é claro, à filosofia que nos norteia: Falarmos de História, Património, Arte, Oeiras, e Cultura. Estas que são as linhas orientadoras da nossa Associação.

Não podemos deixar de agradecer a todos os que nos visitam e àqueles que, com simpatia, nos comentários que fazem, em emails que enviam, ou de viva voz, nos deixam uma palavra de apreço, de incentivo, e de alento.
É para todos eles que nos aplicamos com afinco em fazer deste blogue um espaço interessante e útil.

Alguns números sobre o blogue [ 30-12-2013, 00h00 ]:

3 347 Artigos publicados.

259 624 Visitas.

445 711 Visualizações de páginas.

180 Seguidores.

397 Comentários.

A todos os que nos acompanham nesta viagem:

BEM HAJAM!

- - - - -

ilustração de abertura do sítio internet 
Recados de Aniversário - Veja os melhores Recados de Aniversário Aqui!!!, a quem agradecemos.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Pesquisadora diz ter encontrado os Jardins Suspensos da Babilónia



Pesquisadora diz ter encontrado
os Jardins Suspensos da Babilónia
[ arqueologia ]
Iraque

- - - - -

Pesquisadora diz ter encontrado os Jardins Suspensos da Babilônia


Fonte

Após 20 anos de estudos intensos, Dalley decidiu vasculhar uma área a centenas de quilômetros a norte de onde ficava a cidade da Babilônia

O "local verdadeiro" dos Jardins Suspensos da Babilônia, a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que permanecia com localização incerta, enfim foi descoberto. Ao menos é o que alega Stephanie Dalley, pesquisadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, informou no domingo o jornal britânico Daily Telegraph.

Após 20 anos de estudos intensos, Dalley decidiu vasculhar uma área a centenas de quilômetros a norte de onde ficava a Babilônia, na região central do Iraque. Segundo ela, a "maravilha" foi construída perto da cidade de Nínive - e não pelos babilônicos e seu rei, Nabucodonosor, como vinha-se acreditando, mas por inimigos, os assírios comandados pelo monarca Senaqueribe, que reinou há 2,7 mil anos.


Na imagem: Gravação mostra uma grande colina com poeira e pedregulhos, abaixo da qual se expande uma área verde que termina em casas modernas e campo aberto Foto: Daily Telegraph / Reprodução

A  capital de Senaqueribe, Nínive, hoje se encontra em uma área devastada pela violência religiosa e étnica, o que impediu Dalley e equipe de se visitarem o local preciso dos jardins, segundo o Telegraph. Ainda assim, a pesquisadora conseguiu enviar à região uma equipe de filmagem local, escoltada por homens armados. A gravação mostrou uma grande colina com poeira e pedregulhos, abaixo da qual se expande uma área verde que termina em casas modernas e campo aberto.

"Parece um local perfeito para um jardim. Agora é preciso pesquisar mais o local, mas não acho que isso será possível em meu tempo de vida", lamentou Dalley ao Telegraph.

Um dos registros indicando a existência dos Jardins aponta que eles foram criados por Nabucodonosor 600 anos antes do nascimento de Cristo, para agradar a mulher do rei babilônico, saudosa das terras verdejantes da sua região natal. Mas nos escritos da época, incluindo os de Nabucodonosor, não há menção ao jardim, que para muitos se tornou um mito. Dalley preferiu procurar os Jardins ao norte do Iraque após decodificar um texto antigo, em escrita cuneiforme, informando que Senaqueribe havia construído um palácio rodeado por um jardim que seria "uma maravilha para todo o povo".

Quando os assírios conquistaram a Babilônia, sua capital ficou conhecida como "Nova Babilônia", o que também reforçaria os indícios a favor da pesquisa de Dalley. Segundo a pesquisadora, os jardins foram construídos numa série de terraços, como um anfiteatro, com um lago na parte de baixo. Permanecem no local indícios de um longo canal que serviria para abastecer a estrutura com 300 toneladas de água por dia.

fonte PAM - Património, Artes e Museus

- - - - -

imagem de abertura - uma representação artística dos  Jardins Suspensos da Babilónia - do sítio internet Renata Tilli | paisagismo a quem agradecemos.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dança «Cinderela» [ Almada ]



Cinderela
[ dança ]
Companhia Nacional de Bailado
Michael Corder [ coreografia ]
28 Dezembro 2013, 21h00
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

- - - - -


fonte Companhia de Teatro de Almada

- - - - -

Teatro Municipal Joaquim Benite
Av. Professor Egas Moniz, 2804-503 Almada
t. 21 273 93 60 / f. 21 273 93 67
38° 40' 35.01" N 9° 9' 35.71" W

ilustraçãi de abertura - uma visão fantasiosa da Cinderela com o príncipe - do sítio internet Downloads de Wallpaper e Papel de Parede Gratis HD Computador e Celular a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Municipal Joaquim Benite do sítio internet Junta de Freguesia de Almada a quem agradecemos.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Oliveira com 2450 anos é a segunda mais antiga de Portugal



Oliveira com 2450 anos é a segunda
mais antiga de Portugal
[ flora ]
Monsaraz

- - - - -

Oliveira de Monsaraz com 2450 anos é a segunda mais antiga de Portugal


Uma oliveira na localidade alentejana de Monsaraz foi datada com 2450 anos, através de um método inovador desenvolvido por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Esta é a segunda árvore certificada mais antiga de Portugal, anunciou esta terça-feira a UTAD, em comunicado. A mais antiga árvore portuguesa conhecida é uma oliveira com 2850 anos e foi também certificada pela UTAD há dois anos, em Santa Iria de Azóia.

Fonte: Público

Artigo completo

fonte Pportodosmuseu

- - - - -

fotografia de abertura - A oliveira mais antiga de Portugal com 2850 anos, situada na povoação de Pirescoxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia no Bairro da Covina, no que resta de um antigo olival próximo das ruínas do Castelo de Pirescouxe - do sítio internet Paulo Horta a quem agradecemos.

Lula Pena na Zé dos Bois [ Lisboa ]



Lula Pena na Zé dos Bois
[ concerto ]
Lula Pena [ cantora ]
25 Dezembro 2013, 23h00
Galeria Zé dos Bois, Lisboa

- - - - -


Quarta, 25 de Dezembro às 23h

Lula Pena

Dona Sobrinha e Seu Comendador (djset)

Durante anos, a noite de 25 de Dezembro foi um grito de exclamação na ZDB com a tradicional sessão protagonizada por The Legendary Tigerman. Em 2013, o espírito mantém-se mas com uma nova convidada. E como a quadra é familiar, a noite será conduzida por Lula Pena, uma presença de luxo que, por esta altura, deverá dispensar longas introduções. Oportunidade rara para testemunhar novas pistas sobre um próximo registo. 

Entrada: 15€ | Bilhetes disponíveis na Matéria Prima e Flur | reservas@zedosbois.org

fonte Zé dos Bois

- - - - -

Galeria Zé dos Bois
Rua da Barroca, 59, 1200-049 Lisboa
t. 213 430 205 / zdb@zedosbois.org / website / facebook
38° 42' 42.44" N 9° 8' 40.41" W

fotografia de abertura - Lula Pena em concerto - do sítio internet Olhares que falam a quem agradecemos.
fotografia da Galeria Zé dos Bois do sítio internet Associação de Comerciantes do Bairro Alto a quem agradecemos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Concerto Didáctico para Pais & Filhos [ Oeiras ]



Concerto Didáctico para Pais & Filhos
[ concerto ]
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
22 Dezembro 2013, 11h00
Auditório Municipal Maestro César Batalha, Oeiras

- - - - -

PARA OS MAIS NOVOS
CONCERTO DIDÁCTICO para PAIS & FILHOS

Dom, 22 Dezembro, 11h00
Auditório Municipal Maestro César Batalha


S. Azevedo - Bernardino 
Um conto musical sobre um conto de Manuela Bacelar

Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

ENTRADA LIVRE

fonte O.C.C.O. - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Auditório Municipal Maestro César Batalha
Edifício Galerias Alto da Barra
Av. das Descobertas, 151, 2780-053 Oeiras
estacionamento grátis.
camionetas - 471 [ da Estação de Oeiras ] cerca de 5 minutos / 1.10 €
38° 40' 49.33" N 9° 19' 12.33" W

imagem de abertura do sítio internet Cantinho da Yoko a quem agradecemos.
fotografia da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras do sítio internet Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras a quem agradecemos.
fotografia do Auditório Municipal Maestro César Batalha [ fotografia datada 12-02-2007, 15h19 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Concerto de Natal [ Estoril ]



Concerto de Natal
[ concerto ]
Patrycja Gabrel [ soprano ] Rita Tavares [ alto ] Pedro Cachado [ tenor ]
Manuel Rebelo [ baixo ] Maestro do Coro João Branco Coro Spatium Vocale [ participantes ]
Nikolay Lalov [ maestro ]
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
22 Dezembro 2013, 16h00
Igreja dos Salesianos, Estoril

- - - - -

CONCERTOS
CONCERTO DE NATAL

(…)

Dom, 22 Dezembro, 16h00
Igreja dos Salesianos do Estoril


W. A. Mozart - Missa em Dó KV66

Patrycja Gabrel | Soprano
Rita Tavares | Alto
Pedro Cachado | Tenor
Manuel Rebelo | Baixo
Maestro do Coro João Branco
Coro Spatium Vocale
Maestro Nikolay Lalov
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

ENTRADA LIVRE

fonte O.C.C.O. - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Igreja dos Salesianos
[ Igreja Paroquial da Freguesia de Santo António do Estoril ]
Av .Marginal, s/n, 2765 Estoril 
t. 21 467 89 70 / f. 21 466 12 76
38° 42' 13.64" N 9° 24' 4.28" W

imagem de abertura do sítio internet Recados Online aqui no (Recado.info) a quem agradecemos.
fotografia da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras do sítio internet Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras a quem agradecemos.
fotografia da Igreja dos Salesianos do Estoril do sítio internet Agenda Cultural de Cascais a quem agradecemos.

Concerto de Natal «Messias de Händel» [ Mafra ]



Concerto de Natal
Messias de Händel
[ concerto ]
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Coro de Câmara Lisboa Cantat
Jorge Carvalho Alves [ maestro do coro ]
Marcos Magalhães [ maestro ]
22 Dezembro 2013, 17h00
Basílica do Palácio de Mafra

- - - - -


fonte Metropolitana

- - - - -

Palácio Nacional de Mafra
Terreiro de Dom João V, 2640-492 Mafra
t. 261 817 550 / f. 261 811 947 / website
38° 56' 12.93" N 9° 19' 38.05" W

fotografia de abertura - um retrato de Georg Friedrich Händel [ Halle an der Saale, 23-02-1685 — Londres, 14-04-1759 ] - do sítio internet Alcina a quem agradecemos.
fotografia do Palácio Nacional de Mafra do sítio internet Junta de Freguesia do Santo Condestável [ foto de José Manuel ] a quem agradecemos.

Concerto «Magnificat» [ Almada ]



Magnificat
[ concerto ]
Divino Sospiro e Coro Gulbenkian
Massimo Mazzeo [ direcção musical ]
22 Dezembro 2013, 16h00
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

- - - - -


fonte Companhia de Teatro de Almada

- - - - -

Teatro Municipal Joaquim Benite
Av. Professor Egas Moniz, 2804-503 Almada
t. 21 273 93 60 / f. 21 273 93 67
38° 40' 35.01" N 9° 9' 35.71" W

fotografia de abertura - a pintura «La Inmaculada concepción de los Venerables o de Soult» [ ca. 1678 ] da autoria de Bartolomé Esteban Perez Murillo [ Sevilha, 31-12-1618 — Cádiz, 03-04-1682 ] actualmente no Museo del Prado - do sítio internet Wikipédia a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Municipal Joaquim Benite do sítio internet Junta de Freguesia de Almada a quem agradecemos.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Concerto de Natal [ Paço de Arcos ]



Concerto de Natal
[ concerto ]
Patrycja Gabrel [ soprano ] Rita Tavares [ alto ] Pedro Cachado [ tenor ]
Manuel Rebelo [ baixo ]
Coro Spatium Vocale
João Branco [ maestro do Coro ]
Nikolay Lalov [ maestro ]
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
21 Dezembro 2013, 16h00
Igreja Paroquial de Paço de Arcos

- - - - -

CONCERTOS
CONCERTO DE NATAL

Sáb, 21 Dezembro, 16h00
Igreja Paroquial de Paço de Arcos


W. A. Mozart - Missa em Dó KV66

Patrycja Gabrel | Soprano
Rita Tavares | Alto
Pedro Cachado | Tenor
Manuel Rebelo | Baixo
Maestro do Coro João Branco
Coro Spatium Vocale
Maestro Nikolay Lalov
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

ENTRADA LIVRE

fonte O.C.C.O. - Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

- - - - -

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Igreja Paroquial de Paço de Arcos
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes
t. 21 443 21 45 / f. 21 446 26 85 / website
38° 41' 45.40" N 9° 17' 33.34" W

imagem de abertura do sítio internet OsMais - Papéis de Parede - Wallpapers a quem agradecemos.
fotografia da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras do sítio internet Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras a quem agradecemos.
fotografia da Igreja Paroquial de Paço de Arcos do sítio internet Paróquia Paço de Arcos - Senhor Jesus dos Navegantes a quem agradecemos.

concerto de Natal [ Almada ]



concerto de Natal
[ concerto ]
Conservatório de Lisboa
Inês Igrejas [ direcção musical ]
21 Dezembro 2013, 16h00
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

- - - - -


fonte Companhia de Teatro de Almada

- - - - -

Teatro Municipal Joaquim Benite
Av. Professor Egas Moniz, 2804-503 Almada
t. 21 273 93 60 / f. 21 273 93 67
38° 40' 35.01" N 9° 9' 35.71" W

imagem de abertura do sítio internet Imagens  | Fotos a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Municipal Joaquim Benite do sítio internet Junta de Freguesia de Almada a quem agradecemos.

Concerto de Natal «Messias de Händel» [ Setúbal ]



Concerto de Natal
Messias de Händel
[ concerto ]
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Coro de Câmara Lisboa Cantat
Jorge Carvalho Alves [ maestro do coro ]
Marcos Magalhães [ maestro ]
21 Dezembro 2013, 21h30
Fórum Luísa Todi, Setúbal

- - - - -


fonte Metropolitana

- - - - -

Fórum Municipal Luísa Todi
Avenida Luísa Todi, 61-67, 2900-459 Setúbal
t. 265 522 127 / dici@mun-setubal.pt
38° 31' 21.10" N 8° 53' 25.52" W

fotografia de abertura - um retrato de Georg Friedrich Händel [ Halle an der Saale, 23-02-1685 — Londres, 14-04-1759 ] - do sítio internet Alcina a quem agradecemos.
fotografia do Fórum Municipal Luísa Todi do sítio internet ABB a quem agradecemos.

Actividades «Aos Sábados no Palácio» [ Oeiras ]



Brincar; Conhecer; Divertir; Aprender; Passear; Experimentar
Aos Sábados no Palácio
[ actividades ]
Alexandra Silva, Tânia Cardoso, Susana Quaresma, Sons e Ecos, e Muxima [ orientação ]
21 Dezembro 2013, 10h00 às 15h00
Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras

- - - - -


fonte Susana Gonçalves Pereira - Câmara Municipal de Oeiras

- - - - -

informações / inscrições: 21 440 48 51/91 / dphm@cm-oeiras.pt

Palácio Marquês de Pombal
Largo Marquês de Pombal , 2784-540 Oeiras
t. 214 408 781 / website
38° 41' 33.29" N 9° 18' 52.69" W

fotografia de abertura - a escultura central da Cascata dos Poetas, ou Gruta Nobre, localizada no Jardim do Palácio Marquês de Pombal  [ foto datada 11-11-2004 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia do Palácio Marquês de Pombal [ fotografia datada 02-09-2006 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Curso Livre «Azulejos no Mundo» por José Meco [ Oeiras ]


Eis que começamos as nossas actividades de 2014, e logo com um excelente e interessante Curso ministrado pelo nosso especialista em Azulejaria, o Prof. José Meco.


Azulejos no Mundo
Da Antiguidade ao Modernismo
[ curso livre ]
José Meco [ coordenação e formação ]
11 Janeiro a 01 Março 2014
Auditório Municipal Maestro César Batalha

- - - - -


Curso Livre Azulejos no Mundo

11 Janeiro – 01 Março 2014

8 Sessões | Sábados: 10h00 – 13h00

Dossier de Curso e Diploma

Visitas de Estudo

12 Janeiro 2014 - Exposição Gulbenkian - “O Brilho das Cidades – A Rota do Azulejo”

15 Fevereiro 2014 - Convento dos Cardais

Colóquio

01 Março 2014

Inscrições - Sócios - Estudantes 45 € / Público - € 70

Contactos - rui.lemos@espacoememoria.org, 962437048 – 912608720 - 918801038

Local de realização

Auditório Maestro César Batalha, Galerias Alto da Barra, Oeiras


Azulejos no Mundo –  Curso [ Resumo ]

Coincidindo com a notável exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian, “O Brilho das Cidades – A Rota do Azulejo”, o presente Curso procura explorar aspectos variados da azulejaria mundial, desde os revestimentos cerâmicos do Próximo Oriente Antigo e a extraordinária variedade das criações islâmicas do Irão ( Samarkanda, Isfaão ), da Turquia ( cerâmicas de Iznik ), os espectaculares revestimentos do Paquistão, da Índia ( incluindo os polémicos azulejos de Goa ), de Marrocos e a magnífica produção Mudéjar da península Ibérica, juntamente com os pavimentos medievais e as grandes criações europeias, desde o Renascimento ao estilo Rococó, em Itália, Flandres ( Antuérpia ), Espanha ( Sevilha, Talavera de la Reina ), França, com destaque para a azulejaria Holandesa. Estão ainda contempladas as principais manifestações da azulejaria ecléctica, romântica e Arts & Crafts do século XIX, concluindo com as criações modernistas da Europa e dos Estados Unidos ( nomeadamente de Paris e de Nova Iorque ). O Curso compreende duas Visitas de Estudo, à Exposição da Fundação Gulbenkian e aos azulejos holandeses do Convento dos Cardais, em Lisboa.  [ José Meco ]

Esperamos pela Vossa inscrição, para quem pretender efectuar a transferência bancária do valor do Curso, deve fazê-lo para o NIB: 0036 0002 9910 0047 3456 9, do Montepio Geral ( Espaço e Memória ), informando nas observações do depósito ou transferência que é referente ao Curso de Azulejos no Mundo e de preferência com o n.º de sócio, sendo depois necessária a apresentação do comprovativo no 1.º dia do Curso.

- - - - -

Auditório Municipal Maestro César Batalha
Edifício Galerias Alto da Barra
Av. das Descobertas, 151, 2780-053 Oeiras
estacionamento grátis.
camionetas - 471 [ da Estação de Oeiras ] cerca de 5 minutos / 1.10 €
38° 40' 49.33" N 9° 19' 12.33" W

fotografia de abertura - um prédio com fachada de azulejo de padrão muito degradada,  n.ºs 198 a 200 da Rua da Junqueira, em Lisboa © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.
fotografia do Auditório Municipal Maestro César Batalha [ fotografia datada 12-02-2007, 15h19 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.