Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 31 de julho de 2010

Nova Oeiras acontece 2010


Vista aérea de Nova Oeiras, 1996


nova oeiras acontece setembro 2010

[ várias actividades ]

26 de Setembro 2010

Nova Oeiras


De Jorge Pinheiro, AMNO - Associação de Moradores de Nova Oeiras [ aqui ] recebemos:


amigos de nova oeiras,


a AMNO vai de férias, mas estamos já a preparar o próximo 'nova oeiras acontece'.

como habitualmente, vamos realizar uma feira de rua, desta vez dia 26 de setembro. esperamos poder contar mais uma vez com a sua presença!

gostariamos de saber a sua opinião sobre as feiras em que tem participando e, se achar interessante, pode partilhar connosco sugestões que ajudem a tornar os próximos eventos mais apetecíveis tanto a feirantes como a visitantes.


obrigada e até breve!


amno



fotografia de abertura do sítio internet AMNO - Associação de Moradores de Nova Oeiras [ aqui ] a quem agradecemos.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Património: Um Mapa da História


Torre de Belém, 1995

Jornadas Europeias do Património 2010
Património: Um Mapa da História
[ actividades várias ]
24 a 26 Setembro 2010

De pportodosmuseus [ aqui ] recebemos:



As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, subordinadas ao tema: “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”.
As propostas de actividades deverão ser enviadas até ao dia 30 de Julho
Para mais informações contactar:
Ana Catarina Parada
Jorge Alves
Sandra Vaz Costa


fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual [ aqui ] reprodução proibida.

O maior rato da Terra



Timor: Descoberto fóssil da maior espécie de rato da Terra

[ arqueologia ]


De Diário Digital [ aqui ] recebemos:


Timor: Descoberto fóssil da maior espécie de rato da Terra


Arqueólogos internacionais descobriram, em Timor-Leste, fósseis da maior espécie de rato que alguma vez habitou a Terra. O peso deste roedor, do tamanho de um gato doméstico, é calculado em cerca de seis quilos.


A descoberta foi publicada esta semana num artigo científico no Boletim do Museu Americano de História Natural, nos Estados Unidos, e é já notícia em vários portais online de publicações científicas.


Os responsáveis pelo artigo, Ken Aplin, do The Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, Austrália, e Helgen Kris, da Instituição norte-americana Smithsonian, estimam o peso destes roedores gigantes, cuja mandíbula é tão grande quanto o crânio de ratos comuns, em cerca de seis quilos.


Diário Digital / Lusa



fotografia de abertura do sítio internet IP Jornal [ aqui ] a quem agradecemos.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Duo Damian em Concerto


Duo Damian em Concerto
[ concerto ]
13 Agosto 2010, 21h30
Museu Fundação Oriente, Lisboa

Do Museu Fundação Oriente [ aqui ] recebemos:


DUO DAMIAN – MESTRES DO ACORDEÃO

Paulo Jorge Ferreira e Pedro Santos são dois acordeonistas empenhados na divulgação do acordeão na vertente concerto, em que a nobreza do instrumento é realçada pelo virtuosismo dos dois executantes, detentores de grande experiência musical adquirida ao longo de uma actividade profissional a solo, em música de câmara ou orquestra. O seu repertório é uma viagem no tempo, desde o barroco, passando pelo romântico até aos compositores dos nossos dias, com destaque para obras originalmente escritas para a formação.
13 Agosto, 21.30





Museu Fundação Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
t. 21 358 52 00
website [ aqui ]


fotografia do Museu do sítio internet Museu Fundação Oriente [ aqui ] a quem agradecemos.

"Vibrador" da Idade da Pedra


nota da redacção: Chamar-lhe 'vibrador', só mesmo por brincadeira. Claro que não se podem tirar conclusões precipitadas nestes casos. Muitos erros foram cometidos no passado devido a tal falha.


Arqueólogos acham "vibrador"

da Idade da Pedra

[ arqueologia ]


Arqueólogos acham "vibrador" da Idade da Pedra


Pesquisadores brincam com o tamanho do "vibrador"

Foto: Divulgação


OSLO - Pesquisadores descobriram na Suécia um objeto feito de osso que tem o formato de um pênis e pode ter sido um "vibrador" há milhares de anos. Mas, apesar do fato de que estudos antigos já afirmavam que os brinquedos sexuais surgiram há muito tempo, na Idade da Pedra, os cientistas não pretendem tirar conclusões precipitadas sobre o achado. Para eles, apesar da aparência, não se tem certeza qual era a finalidade do objeto. As informações são do Live Science.


"Sua mente e a minha funcionam de uma maneira que faz interpretar o que isso parece - para mim e para você, significa a forma de um pênis ereto", diz o arqueólogo G'ran Gruber, do Conselho de Patrimônio Nacional da Suécia, à reportagem. "Contudo, se era dessa maneira que as pessoas da Idade da Pedra pensavam sobre ele, eu não sei dizer".


Outro pesquisador sueco, Martin Rundkvist, ficou com um pé atrás: "sem dúvida, ninguém vivo naquela época poderia ver similaridades com um pênis tão facilmente como nós vemos agora". A descoberta é tão recente que ainda não foi publicada em nenhum jornal especializado, mas os cientistas planejam fazê-lo.


Segundo a reportagem, a região de Motala, onde o suposto pênis de osso foi encontrado, é rica em artefatos de uma época entre 4 mil a.C. e 6 mil a.C. e chama a atenção por conservar com qualidade muitos objetos orgânicos, como objetos feitos com ossos.


O "vibrador" tem aproximadamente 10,5 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Se for confirmado que funcionava como um brinquedo sexual pré-histórico, não será o primeiro descoberto, já que outro "pênis" foi encontrado em 2005 na Alemanha. O "vibrador" alemão é, inclusive, bem mais velho - acredita-se que foi criado há 28 mil anos - e, além disso, é feito de pedra.


Os pesquisadores acreditam que o objeto pode ter tido outros usos, como uma ferramenta, por exemplo, já que o formato da outra ponta não lembra o de um pênis. Além disso, eles não sabem determinar se seria utilizado por homens ou por mulheres. "Se isso era uma ferramenta e se também tinha o formato de um pênis, isso poderia levar a uma discussão de questões de gênero", diz Gruber à reportagem.


Simbolismo sexual não era incomum em artefatos antigos, sendo a maioria símbolos femininos que os cientistas acreditam representar a fertilidade da mãe Terra. "Acho que isso pode levar (a pesquisa) a outra direção", diz Gruber.



Esta notícia está no JB Online [ aqui ]


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Viagem Guiada à China


Grande Muralha da China


Viagem Cultural à Rota da Seda

Viagem Guiada à China

[ visita guiada ]

António Graça de Abreu [ cicerone ]

11 a 28 Agosto 2010

vários locais, China


Do Museu Fundação Oriente [ aqui ] recebemos:



VIAGEM GUIADA À CHINA


São nove as cidades a visitar no decorrer de uma viagem cultural à China especialmente elaborada para a Fundação Oriente e concebida em moldes diferentes das habituais. Os viajantes irão a Beijing, à Grande Muralha, às regiões da Rota da Seda chinesa, já na Ásia Central, com regresso pela histórica Xi’an e pela pujante cidade de Xangai. A proposta é visitar as três mais importantes cidades culturais da China e partir à descoberta da Rota da Seda, por montanhas e lagos, por cidades abandonadas há séculos na orla do deserto de Gobi, por Dunhuang, com as suas quase secretas grutas budistas, por oásis onde as areias cantam, por itinerários de sortilégio e magia. Viagem guiada por António Graça de Abreu.


11 a 26 Agosto

[Ver mais]



fotografia de abertura do sítio internet Já lá estive [ aqui ] a quem agradecemos.


A República no Festival dos Oceanos


Manuel Teixeira Gomes
Óleo sobre tela de Columbano Bordalo Pinheiro

A República no Festival dos Oceanos
Museus à Noite
[ actividades ]
05 e 12 Agosto 2010
Museu Fundação Oriente, Lisboa

Do Museu Fundação Oriente [ aqui ] recebemos:


A REPÚBLICA NO FESTIVAL DOS OCEANOS

Numa noite fria de Inverno, de 21 de Dezembro de 1925, um grupo de amigos, reúne-se para ouvir música e discutir assuntos da actualidade. Ao fundo, toca, numa velha grafonola, uma composição de Mozart. O tema da República vem à conversa. Manuel Teixeira Gomes, republicano convicto desde os seus tempos de estudante, acaba de partir com destino ao Norte de África, após ter renunciado ao cargo de Presidente da República. Numa recriação da conjuntura política da então, uma análise à figura do homem, do político e do coleccionador que a todos deixou um importante legado resultante da sua paixão por viagens, parte do qual poderá ser apreciada no Museu do Oriente.
5 e 12 Agosto, 21.30-22.30





Museu Fundação Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
t. 21 358 52 00
website [ aqui ]


imagem de abertura do sítio internet Câmara Municipal de Portimão [ aqui ] a quem agradecemos.
fotografia do Museu do sítio internet Museu Fundação Oriente [ aqui ] a quem agradecemos.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Carmen Souza - Protegid


Carmen Souza

CARMEN SOUZA: SODADE EM VERSÃO JAZZ
[ concerto ]
05 Agosto 2010, 21h30
Museu Fundação Oriente, Lisboa

Do Museu Fundação Oriente [ aqui ] recebemos:


CARMEN SOUZA: SODADE EM VERSÃO JAZZ

Depois dos excelentes trabalhos anteriores, Carmen Souza apresenta Protegid, o disco que dá o mote para esta digressão mundial.
Um trabalho em que a artista faz notar ainda mais o requinte da sua voz em temas tão profundos como Song for my Father ou Sodade. No tema de Cesária Évora, a cantora apresenta uma versão muito pessoal, mais jazzística, que conta com a mestria do pianista cubano Victor Zamora. Um momento alto do disco que nesta digressão promete emocionar a plateia.
5 Agosto, 21.30





Museu Fundação Oriente
Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
t. 21 358 52 00
website [ aqui ]


fotografias de abertura e do Museu do sítio internet Museu Fundação Oriente [ aqui ] e [ aqui ] a quem agradecemos.

La Banda Del Pepo no Sete Sóis Sete Luas


La Banda Del Pepo

Festival Sete Sóis, Sete Luas
La Banda Del Pepo
[ concerto ]
30 Julho 2010, 22h00
Fábrica da Pólvora de Barcarena

De Município de Oeiras, no Facebook [ aqui ] recebemos:


O “Festival Sete Sóis, Sete Luas” apresenta mais uma estreia nacional. Na próxima sexta-feira, dia 30 de Julho, a Banda Del Pepo sobe ao palco da Fábrica da Pólvora de Barcarena, às 22H00. A entrada é livre

Local: Fábrica da Pólvora de Barcarena
Hora: Sexta-feira, 25 de Junho de 2010 22:00

30 de Julho (22) - Banda Del Pepo (Múrcia)


Evento e Programa estão no Facebook [ aqui ]

Saiba mais sobre La Banda Del Pepo [ aqui ]




Fábrica da Pólvora
Estrada das Fontaínhas
2745-615 Barcarena
t. 21 097 74 22 / 3 / 4 | 21 440 87 96
website [ aqui ]


Acessos:
Linha de Sintra / Estação de Tercena / Barcarena ( 20 minutos a pé )
Linha de Sintra / Estação Queluz / Massamá ( autocarro 117 > Caxias )
Linha de Cascais / Estação Caxias ( autocarro 117 > Queluz / Massamá )
Autocarro 101 - Lisboa Colégio Militar > Tercena
A5 Lisboa / Cascais saída Queijas > Barcarena
IC19 ( Lisboa / Sintra ) saída Tercena > Barcarena
GPS 9º 17' 3,8'' W 38º 44' 27,4'' N


fotografia de abertura do sítio internet La Banda Del Pepo [ aqui ] a quem agradecemos.
fotografia da Fábrica da Pólvora do sítio internet Momentos que guardo... [ aqui ] a quem agradecemos.